
Protocolado o pedido de CPI dos ônibus na Câmara de São Paulo
10 de junho de 2022SÃO PAULO – Depois que a Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou a operação ‘Proditor’, nesta última quinta-feira (9), a qual é fruto da investigação de crimes de homicídio, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo uma facção que age em São Paulo, bem como a da direção da empresa de transportes urbanos Transunião, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o pedido para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar a situação do transporte da capital.




A ação policial aconteceu na capital e em Mogi das Cruzes e foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Um dos ônibus apreendidos para investigação; veículos foram devolvidos à operação, mas receitas ficam retidas em conta judicial.
O trabalho policial foi realizado por integrantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais – Deic, por meio da 2ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica. As atividades de polícia judiciária se iniciaram a partir da morte do presidente da empresa citada, em março de 2020, e as investigações apontaram para o envolvimento da empresa com a organização criminosa.




A polícia apura, ainda, a participação velada de um vereador da capital na direção da Transunião Transportes, que era usada para lavagem de dinheiro pela organização criminosa. Foram realizadas buscas em endereços relacionados ao grupo, o que culminou apreensão de 18 ônibus pertencentes a ele.
Dois homens foram presos e levados à Especializada, onde passaram pelos trâmites policiais e foram encaminhados ao cárcere à disposição da justiça.




Vale lembrar que mais três empresas de ônibus também seguem sendo investigadas por possível participação no mesmo esquema no qual estaria envolvida a empresa TransUnião Transportes.
O pedido para a abertura da CPI dos ônibus na Câmara Municipal de São Paulo foi protocolado pelo vereador Mario Palumbo Junior, também conhecido como delegado Palumbo – MDB, após a Polícia iniciar duas operações que investigam membros de duas empresas de ônibus que atuam linhas municipais em São Paulo.
Com informações da Polícia Civil de São Paulo
