SP: Comércio de Sorocaba e região reabre e ônibus ganham novos horários

SP: Comércio de Sorocaba e região reabre e ônibus ganham novos horários

1 de junho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA E JUNDIAÍ – A semana começa com a implantação do plano de flexibilização da quarentena no estado de São Paulo, que foi divulgado na última semana. Os município de Jundiaí e Sorocaba, começam a retomada do comércio e demais serviços já nesta segunda-feira (1º).

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a grande parte dos municípios da região de Sorocaba acabou sendo classificados na fase 2 do Plano São Paulo, que ganha a cor laranja. Ainda segundo o governo do estado, nesta fase fica permitida a abertura de comércios de rua, shoppings centers, concessionárias de veículos e escritórios imobiliários.

Nesta nova fase, segundo o decreto estadual, os serviços que voltam ser disponibilizados a população, deverão passar obedecer medidas de restrições, como também adotar rotinas rígidas de limpeza para garantir a segurança dos trabalhadores e clientes.

Confira abaixo como fica o funcionamento dos estabelecimentos nas cidades da região:

Sorocaba

Em Sorocaba, todos os comércios podem funcionar por, no máximo, quatro horas e com apenas 20% de capacidade de ocupação. O horário será das 9h às 13h.

Já nos shoppings centers, atividades de lazer para crianças, cinemas e praças de alimentação devem permanecer fechados e as lojas deverão funcionar apenas das 15h às 19h.

Empresas de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios funcionarão também das 15h às 19h. Igrejas, templos e afins podem funcionar com 30% da capacidade.

A partir desta segunda, a Urbes ampliou a frota dos ônibus do transporte público na cidade. Subiu de 40 para 50%, com 40 veículos a mais.

Jundiaí

No município, o comércio deverá funcionar apenas entre 9h30 às 15h30, como informou o prefeito Luiz Fernando Machado de Jundiaí. Já os shoppings devem ficar abertos das 14h às 20h de segunda-feira a sábado.

A Prefeitura de Jundiaí informa que todos os moradores terão que utilizar o uso de máscaras. Os frequentadores devem manter as normas sanitárias. Deve ser oferecido álcool em gel e os espaços só podem ser ocupados por 20% do total. A temperatura será conferida na entrada.

As demais atividades autorizadas, como concessionárias e escritórios, também terão o horário regular de funcionamento, mas não inseridas na questão de seis horas de funcionamento, e poderão trabalhar com liberdade de horário, respeitando as medidas sanitárias.

O protocolo é único para as sete cidades que compõem o aglomerado urbano de Jundiaí.

Outras cidades

No município de Itu, o horário do comércio é das 9h às 18h. Já os shoppings funcionarão das 12h às 20h. Pelo decreto, as igrejas voltam a receber os fiéis, mas obedecendo a certas regras de higiene e limite máximo de pessoas.

Ainda na cidade, todos os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética também podem abrir a partir de segunda, desde que respeitando as regras determinadas pela prefeitura.

Já na cidade de Salto, as lojas só poderão funcionar das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 13h. Salões de beleza e barbearias devem continuar fechados, segundo o decreto da prefeitura.

Em Salto de Pirapora, as barbearias e salões de beleza continuam fechados. O comércio funcionará das 9h às 18h. Aos sábados, as lojas atenderão das 9h às 14h. Barbearias e salões de beleza continuam fechados.

Em Araçoiaba da Serra, o comércio fica aberto das 10h às 19h nos dias de semana. Aos sábados, deve funcionar das 10h às 14h.

Em São Roque, o atendimento no comércio será de quatro horas diárias, de segunda a sábado, das 10h às 14h. Fora desse período, poderá ser feito por sistemas de entrega e drive-thru.

Pousadas também poderão abrir, atendendo com 40% da capacidade, sem uso das áreas comuns e hospedagem exclusiva paras fins de trabalho. O transporte público retorna com até 70% da frota, ainda por definição após estudo da nova demanda de usuários.

Em Votorantim, os prédios de numeração ímpar poderão abrir das 14h às 18h, na semana do dia 1º a 7 de junho, e das 9h às 13h na semana seguinte, de 8 a 14 de junho. Os estabelecimentos comerciais que estão fora da zona central da cidade poderão funcionar, diariamente, das 14h às 18h.

Com informações do Governo do Estado, TV TEM e Prefeituras