Aparecida Blog da Redação Cidades São Paulo Turismo Viajando de Ônibus

Turistas improvisam refeições no pátio da Basílica de Aparecida

APARECIDA – Há anos que o Santuário de Aparecida segue como principal roteio religioso. Romarias e excursões vindas de diversas cidades do Brasil, vem deixando o Santuário de Aparecida cada vez mais cheio, com a presença de romeiros que nesta época do ano, buscam renovar sua fé.

A viagem que muitos fazem no estilo bate e volta, faz com que muitos turistas, improvise na hora de comer, e até na hora de descansar antes de pegar a estrada de volta para casa.

Muitos grupos se organizam para estar mais perto como forma de economizar, e com isso criam espaços únicos entre um ônibus estacionado no pátio da Basílica de Aparecida e outro.

Só em 2018 o santuário recebeu mais de 12,6 milhões de romeiros. De olho nesses números, eles se tornam público-alvo de serviços igualmente improvisados na cidade, como o banho para o turista de um dia.

Na área de estacionamento, que tem capacidade para abrigar 2 mil ônibus e 3 mil carros, os espaços entre os veículos são ocupados por almoços coletivos com churrasco, financiado coletivamente. Os bagageiros viram um banco para a hora do almoço ou para acompanhar uma apresentação de samba, na qual os passageiros se dividem entre os músicos e a plateia.

Os bagageiros dos coletivos também se transformam em uma formação similar a de um hotel improvisado, onde as camas são substituídas por colchonetes e o calor é combatido com ventiladores portáteis.

“Aqui a gente fica bem à vontade. É como se fosse o quintal da nossa casa mesmo. Todo mundo aqui é família, amigo, se reúne. Cada um faz um pouquinho e fica essa ‘bagunça’ toda”, disse o barbeiro Fábio Melo, de São Paulo.

Com informações da TV Vanguarda

Confira a cobertura completa do Especial Aparecida 2019

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.