Ônibus autônomo é criado com impressora 3D

Ônibus autônomo é criado com impressora 3D

2 de setembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

PHOENIX – Fugindo da forma convencional de fabricar ônibus nas grandes fábricas de encarroçadoras, a Startup Local Motors, com sede em Phoenix nos Estados Unidos, vem se dedicando desde 2007 para a criação de veículos elétricos criados com impressoras 3D.

Em meio há esse tempo, a empresa conseguiu desenvolver o Strati, seu primeiro carro produzido desta forma. A impressão tridimensional do automóvel, com exceção de peças como motor, rodas e assentos, foi realizada durante uma conferência nos Estados Unidos e durou 44 horas. 

Ônibus autônomo é criado com impressora 3D 1
Foto: Divulgação

Pouco tempo depois a empresa criou o Olli, ônibus elétrico também produzido em impressora 3D. O veículo estreou em 2016 em Maryland, nos Estados Unidos. Neste ano, a empresa apresentou uma versão atualizada de sua criação — o Olli 2.0.

O ônibus é autônomo, tem uma autonomia de 160 km e pode transportar até dez pessoas. Além disso, é equipado com um computador de bordo, sensores 360º e com o sistema IBM Watson IoT, que analisa dados em tempo real para interagir com os pilotos e fazer escolhas durante o trajeto. O veículo pode ser carregado em menos de 2 horas.

Ônibus autônomo é criado com impressora 3D 2
Foto: Divulgação

No interior, os passageiros têm acesso a telas sensíveis ao toque que podem transmitir conteúdos em realidade aumentada e virtual. O ônibus também é integrado ao IBM Watson e Amazon Lex, permitindo que empresas criem seus próprios sistemas de interação com clientes. Segundo a Local Motors, o Olli 2.0 pode ser personalizado de diversas formas. No caso de um hospital, por exemplo, alguns bancos podem ser removidos para o transporte de pacientes. 

Com informações do Starse