Rio Branco: Ageac evita comentar sobre suspeitas de monopólio

Rio Branco: Ageac evita comentar sobre suspeitas de monopólio

12 de abril de 2024 Off Por Redação Revista do Ônibus
Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1

.

RIO BRANCO – A Agência reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre – Ageac, segue sem comentar sobre a suspeita de monopólio no trecho intermunicipal Cruzeiro do Sul x Rio Branco e Rio Branco x Cruzeiro do Sul.

Uma ação civil pública que acabou gerando um pedido de tutela de urgência por meio do Ministério Público do Acre, para o início de operação de uma nova empresa de ônibus, no caso da Viação Marlim, segue no impasse no Governo do Acre.

.

.

Rio Branco: Ageac evita comentar sobre suspeitas de monopólio - revistadoonibus

.

A decisão Comarca de Rio Branco, do o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, aceitou o pedido para que a empresa Viação Marlim inicie sua operação no trecho que hoje é operadora exclusivamente pela Viação Transacreana.

Agência reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre – Ageac pagará multa no valor de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 50 mil por mês em caso de descumprimento da decisão judicial, o que vem ocorrendo, inclusive.

O Governo do Acre, por meio da PGE, teria realizado o pedido de suspensão no Tribunal de Justiça do Estado do Acre, no dia 28 de março, alegando que duas empresas que operavam o trecho decretaram falência.

.

.

Rio Branco: Ageac evita comentar sobre suspeitas de monopólio - revistadoonibus

.

Segundo o Procurador do Estado do Acre, Luis Cabral Morais, há indício que o trecho não suportaria mais de uma empresa operando viagens, devido a condição econômica do estado e também por conta do alto número do transporte clandestino que atua na ligação das duas cidades.

A Ageac, que possui ligação direta com o Governo do Acre não informa, por exemplo, que ações segue tomando desde os últimos anos, para combater o serviço clandestino e melhorar as condições da principal rodovia.

.

.

Governo do Acre tenta barra operação da Viação Marlim - revistadoonibus

.

Deputados defendem a abertura de concorrência

Alguns deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Acre – Aleac, defedem que o trecho entre Rio Branco x Cruzeiro do Sul seja operado por mais de uma empresa de ônibus.

O presidente da Ageac, Luís Almir Brandão, acabou alvo de discussão na Aleac, quando deputado Pedro Longo – PDT acusou o presidente da autarquia de ser “advogado” de empresa.

“A Ageac tem a missão de defender os consumidores, a população, infelizmente o presidente veio aqui defender o monopólio no transporte, desrespeitou essa casa legislativa que defende que haja licitação, que haja novas linhas prestando serviços e ele veio fazer papel de advogado de uma empresa e nós não aceitamos isso”, disse.

.

Com informações do AC24 Horas e Assembleia Legislativa do Estado do Acre – Aleac

.

Carnaval 2024: Expresso Salvador deve receber mais foliões 1

:: Mais notícias

.