Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo

Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo

1 de dezembro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – A Prefeitura de Curitiba, informou através da Urbanização de Curitiba – Urbs, que instalou dispensers de álcool gel nas 330 estações-tubo da cidade como parte das ações de prevenção à covid-19. Os equipamentos serão abastecidos diariamente por operadores das empresas de ônibus, que recebem o álcool gel do município.

Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo 1
Foto: Valdecir Galor – Prefeitura de Curitiba – Divulgação

Os dispensers são à prova de furto e foram instalados logo após a catraca. Ao todo 21 mil litros de álcool serão usados para abastecer as estações-tubo dos expressos biarticulados e ligeirinhos.

“É um esforço para ajudar a população a se prevenir da covid-19. Assim, que não levar o seu próprio álcool gel poderá ter o produto à disposição antes de entrar no ônibus”, afirma o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O transporte coletivo da cidade transporta cerca de 360 mil pessoas por dia atualmente.

Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo 2
Foto: Valdecir Galor – Prefeitura de Curitiba – Divulgação

Terminais

Os terminais de ônibus também contam com saboneteiras com álcool gel, além de termômetros de parede para medir a temperatura de passageiros e operadores do transporte coletivo.

A medição é rápida, dura cerca de 5 segundos. Basta o passageiro se posicionar em frente ao equipamento e conferir sua temperatura.

O termômetro marca normalmente até 37,8ºC. Acima dessa temperatura é acionado um alarme, com luzes vermelhas. 

Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo 3
Foto: Valdecir Galor – Prefeitura de Curitiba – Divulgação

 A orientação é para que pessoas com temperatura acima de 37,8º C não embarquem nos ônibus e procurem assistência médica para verificar o motivo da alteração da temperatura.

Essas ações fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pelo município para diminuir os riscos de contaminação no transporte coletivo, que incluem também, dentre outras, a marcação de distanciamento nas filas nos terminais, assepsia especial em pontos de ônibus, terminais e estações-tubo, orientação de fiscais e a criação da Linha Expresso Saúde, voltada para profissionais que trabalham na linha de frente de combate à covid-19.

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Curitiba: Urbs instala dispensers com álcool gel para passageiros nas estações-tubo 4