BHTrans cancela mudanças em horários dos ônibus e admite erro em decreto publicado

BHTrans cancela mudanças em horários dos ônibus e admite erro em decreto publicado

7 de julho de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELO HORIZONTE – Em entrevista ao telejornal MG1 da Tv Globo no início da tarde desta terça-feira, o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, admitiu erro no decreto publicado hoje no Diário Oficial do Município com alterações nos horários e nos intervalos dos ônibus da capital. Bouzada, informou que o decreto será corrigido ainda nesta tarde. De todas as mudanças anunciadas, a única que será mantida será o horário diferenciado aos domingos.

“Fizemos várias versões de decreto. E o nosso erro foi publicar um que restringia ao longo de todos os dias da semana”, admitiu o presidente da BHTrans.

Ainda ao longo da entrevista, Célio Bouzada explicou que o decreto original, 17.362, mostra o regramento pra funcionamento do transporte de passageiros na capital. Os fatores de higiene, cuidados dos usuários e motoristas, e os protocolos da Covid-19. E traz também horário de funcionamento.

“Mas retroagindo à fase zero, e a gente percebendo o excesso de usuários circulando no domingo, propusemos redução na circulação dos ônibus”, ponderou.

No decreto divulgado na manhã desta terça-feira (7), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil – PSD, havia determinado que os intervalos entre as viagens não poderiam ser superiores a 60 minutos e, também, novos horários.

Veja que muda

A correção retira a determinação de que “os intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 60 minutos”. Com isso, volta a valer os intervalos em dias úteis, de 30 minutos nos horários de pico e 40 minutos fora do pico.

Além disso, os horários foram corrigidos. Veja abaixo:

“A operação dos serviços de transporte coletivo será realizada:

I – nos dias úteis e aos sábados, entre 4h (quatro horas) e 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos);

II – aos domingos e feriados, entre 6h (seis horas) e 9h59min (nove horas e cinquenta e nove minutos) e entre 16h (dezesseis horas) e 19h59min (dezenove horas e cinquenta e nove minutos), exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que também terão viagens aos domingos e feriados na faixa horária compreendida entre 20h (vinte horas) e 20h59min (vinte horas e cinquenta e nove minutos).”

Com informações da BHtrans, Prefeitura de Belo Horizonte e TV Globo