Ao menos 11 ônibus com 900 brasileiros foram usados na repatriação de brasileiros da Bolívia

Ao menos 11 ônibus com 900 brasileiros foram usados na repatriação de brasileiros da Bolívia

4 de abril de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

CORUMBÁ E CAMPO GRANDE – O Ministério das Relações Exteriores, informou que ao menos 11 ônibus da Viação Andorinha, modelo Paradiso G7 1600 LD equipados com chassi Mercedes-Benz 0-500 RSD, foram utilizados para transportar 434 brasileiros que estavam retidos nos últimos dias na Bolívia, e que conseguiram desembarcar na cidade de Corumbá, no interior do Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com o país vizinho.

Ao menos 11 ônibus com 900 brasileiros foram usados na repatriação de brasileiros da Bolívia 1

Ainda segundo o Itamaraty, cerca de 900 brasileiros que estão na Bolívia, seja repatriados nos próximos dias. Grande parte desse grupo é formado por estudantes de medicina, que deverão deixar a Bolívia em breve.

Uma barreira de controle sanitário foi montada na sede da Receita Federal, e todos os coletivos param nesta barreira, para que passem por uma inspeção da Vigilância Epidemiológica.

Ao menos 11 ônibus com 900 brasileiros foram usados na repatriação de brasileiros da Bolívia 2

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, com negociação com as autoridades bolivianas, foi possível repatriar os brasileiros com um transporte extraordinário, já que não há ônibus regulares transitando pela fronteira diante da pandemia do novo coronavírus.

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, informa que equipes de segurança seguem atuando em Corumbá, ajudando na triagem dos brasileiros que chegam ao Brasil. A Polícia Federal também segue realizando a verificação dos documentos e técnicos da Anvisa farão o acompanhamento clínico de quarentena dos repatriados em razão da Covid-19.

Ao menos 11 ônibus com 900 brasileiros foram usados na repatriação de brasileiros da Bolívia 3
Foto: Polícia Rodoviária Federal – Divulgação

Itamaraty segue trabalho de repatriação

Um total de 768 cidadãos brasileiros desembarcou no país nesta sexta-feira (3), oriundos de diferentes países, em meio à pandemia do novo coronavírus. A repatriação dessas pessoas tem sido articulada pelo governo federal, através do Itamaraty, já que a oferta de de voos comerciais caiu drasticamente e dezenas de países fecharam suas fronteiras para conter o avanço da doença.  

“Hoje foram repatriados 768 brasileiros, sendo 434 da Bolívia, 243 do Reino Unido, 60 da Argentina, 22 do Chile e 9 de Trinidad Tobago, totalizando 11.235 brasileiros repatriados”, informou o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, em coletiva de imprensa.

Na última quarta-feira (1º), o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que cerca de 5,8 mil brasileiros ainda estavam retidos em diferentes países. Parte desses resgates tem sido realizada por meio de voos fretados pelo próprio Itamaraty.  

Com informações da Agência Brasil, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal