Prefeitura de BH intensifica limpeza de ônibus e metrô por conta do Coronavírus

Prefeitura de BH intensifica limpeza de ônibus e metrô por conta do Coronavírus

16 de março de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELO HORIZONTE – De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, os trens do Metrô e todos os ônibus que fazem linhas municipais na capital mineira, terão um processo de limpeza e higienização mais intensificado, afim de evitar com isso, a circulação do novo coronavírus. Segundo o governo municipal, ao menos 20 mil passageiros são transportados na cidade diariamente, no metrô, já os ônibus chegam transportar 1,2 milhão ao dia.

Prefeitura de BH intensifica limpeza de ônibus e metrô por conta do Coronavírus 1

Já o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos garantem que estão tomando as medidas preventivas. Mas é importante que os usuários também se previnam (veja dicas abaixo).

Os consórcios e empresas responsáveis pelos ônibus foram orientadas pelo SetraBH a intensificar a frequência de limpeza interna dos veículos, além de desinfecção de balaústres, assentos e locais de contatos dos usuários com veículos. Também foram orientadas a intensificar a manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado dos ônibus.

Prefeitura de BH intensifica limpeza de ônibus e metrô por conta do Coronavírus 2

Prevenção no metrô

A CBTU informou que vai reforçar a limpeza de suas dependências, estações e trens, com aumento de funcionários que fazem este trabalho. Segundo a companhia, a limpeza já acontece em todos os vagões, nas estações Vilarinho e Eldorado, e higienização mais profunda é feita nos trens à noite, logo após o fim da atividade comercial.

Na Estação Vilarinho será realizada uma limpeza, exclusivamente, focada nos corrimãos. Enquanto em Eldorado haverá um revezamento entre corrimãos e as outras partes dos trens. Aos funcionários da Companhia, que possuem contato direto com o público, serão disponibilizadas luvas e álcool.

A CBTU também vai distribuir e divulgar materiais de campanha desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte com informações sobre sintomas e formas de prevenção contra o coronavírus.

Eventos culturais e visitas técnicas que aconteciam nas estações e em outras dependências foram cancelados.

Prefeitura de BH intensifica limpeza de ônibus e metrô por conta do Coronavírus 3
Foto: Reprodução de Internet

Dicas para o usuário

  • Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas dos dedos e unhas.
  • Limpar regularmente as mãos com álcool em gel, quando não for possível lavar com água e sabão.
  • Evitar o cumprimento com beijo, apertos de mãos e abraços.
  • Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca) antes de higienizar as mãos.
  • Quando tossir ou espirar, proteja a boca na parte interna do antebraço.
  • Utilizar lenços descartáveis para limpar boca e nariz.
  • Evite sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte, TV Globo e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH)