SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus

SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus

12 de março de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

PIRACICABA – Nesta última sexta-feira (11), a Prefeitura de Piracicaba, informou através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes – Semuttran, que a partir da próxima segunda-feira estará ampliando a oferta de horários em 20 linhas de ônibus.

SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus - revistadoonibus

.

O governo municipal afirma que com o aumento de mais viagens em 20 das 75 linhas municipais, a cidade contará com 900 viagens ao mês. A administração municipal afirma que a ampliação beneficia usuários que utilizam as linhas de segunda a sexta-feira e fins de semana.

As linhas que terão a ampliação de ofertas de viagens são:

002 – Panorâmica,
003 – Beira Rio,
007 – Nova América,
021 – Monte Alegre,
101 – Monumento,
120 – Mário Dedini,
123 – Vila Fátima,
203 – Noiva da Colina,
207 – Vila Independência,
214 – Chapadão,
312 – Higienópolis,
319 – Costa Rica,
321 – Vila Cristina,
403 – Lago Azul,
409 – Bessy/TVS,
412 – Santa Olímpia,
501 – Tanquinho,
503 – Santa Rosa,
701 – Jupiá e
811 – Anhumas.


SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus - revistadoonibus

.

Com a conclusão, o transporte coletivo terá ampliação de 900 viagens mensais, totalizando 85.900 viagens e 13.500 quilômetros rodados a mais, perfazendo 880.500 quilômetros mensais.

A ampliação acontece com base nas informações obtidas pelo sistema de bilhetagem e pesquisas nas linhas. De acordo com Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran, o estudo para ampliações e melhorias será constante. “A secretaria realizará periodicamente estes levantamentos técnicos operacionais, visando melhorar cada vez mais a qualidade deste importante serviço público”, disse Jane.


SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus - revistadoonibus

Nova Concessão do transporte

O governo municipal informou que segua com o edital de concessão do transporte coletivo urbano e rural de passageiros por ônibus e do transporte especial Elevar aberto. As propostas podem ser enviadas até 19 de abril, data que também serão abertos os envelopes para escolha da nova empresa que vai gerir o transporte público. Com mais conectividade na frota (wi-fi e entradas USBs) e alguns veículos com ar-condicionado, a nova concessão do transporte coletivo trará diversas melhorias aos usuários. De acordo com a Semuttran, o edital prevê a execução dos serviços por cinco anos, em regime de exclusividade e com a possibilidade de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa. O valor estimado de receita do contrato no período de cinco anos é de R$ 486.984.513,29.

Entre as novidades da nova concessão estão a construção de garagem para a Prefeitura e a manutenção e limpeza dos terminais. A empresa vencedora deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. A frota deverá ter ainda idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos. No mínimo 40 deverão possuir ar-condicionado. Esses veículos vão atender às linhas troncais, que são aquelas que ligam os terminais dos bairros ao Terminal Central de Integração – TCI.


SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus 1

.

Todos veículos da frota contarão também com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão ainda sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Semuttran. Os terminais vão manter as câmeras de segurança e o wi-fi.

Com informações da Prefeitura de Piracicaba

SP: Piracicaba ampliará viagens em 20 linhas de ônibus 2