ônibus

SP: Polícia Civil investiga Sidnei Piva por suposto uso de documentos falsos

BARUERI E SÃO PAULO – A Polícia Civil do Estado de São Paulo, instaurou um inquérito para investigar o empresário e dono do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva de Jesus, como mostra a reportagem do Radar Econômico de Veja, na tarde desta quinta-feira (20). Segundo a publicação, a polícia irá investigar suposto uso de documentos falsos em processos judiciais que seguem no Tribunal de Justiça de São Paulo.


Há uma suspeita de que o dono do Grupo Itapemirim que ainda segue em recuperação judicial e que recentemente anunciou a compra de 500 novos ônibus elétricos da China, em uma negociação no valor de R$ 1 bilhão, possa ter usado o nome de Sidiney Duarte Piva, com um número de CPF diferente, em alguns processos que foram abertos no ano de 2015.

O pedido foi encaminhado no dia 7 de dezembro pelo promotor Marcos Mendes Lyra, do Ministério Público de São Paulo, que aponta a ocorrência de crimes de documentos falsos , em duas ocasiões, em 2015.

“Nos autos da Ação de Execução de Título Extrajudicial nº 0008680-91.2005.8.26.0068, Sidnei Piva de Jesus, fazendo-se passar por Sidiney Duarte Piva, quando teria outorgado procuração para advogada, Dra. Flaviane Batista Silva dos Santos, assinada em 12 de janeiro 2015. E nos autos dos Embargos à Execução nº 1000231- 78.2015.8.26.0068, mais uma vez, no dia 14 daquele mês, teria outorgado procuração Sidnei Piva de Jesus, fazendo-se passar por Sidney Duarte Piva”, argumento o promotor do MPSP.  

Durante uma entrevista exclusiva para o Programa Domingo Espetacular, da Record TV, o empresário foi argumentado pelo jornalista Roberto Cabrini, sobre o assunto, e negou a prática do uso de mais de um CPF em seu nome.





O empresário do transporte já foi investigado pelo crime de usos de documentos falsos, mas o inquérito acabou sendo arquivado pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ, devido ao prazo de prescrição do crime.

Com os novos documentos que foram obtidos pelo Ministério Público, a promotoria pediu a instauração de novo inquérito, que visa ter mais esclarecimentos sobre o assunto.

O Ministério Público pede também que seja ouvida novamente Silvana dos Santos Silva, para esclarecer sua condição de esposa de Sidney Duarte Piva. Silvana teria dito à Justiça que não conheceria o empresário. Porém, ao ser citada por um oficial de Justiça, naquele 12 de janeiro de 2015, no mesmo endereço do empresário, teria se apresentado como cônjuge de Piva. 



Além de não conseguir finalizar a recuperação judicial do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva de Jesus acabou suspendendo as atividades do braço aéreo do grupo no dia 17 de dezembro de 2021, onde milhares de pessoas ficaram sem voar e tiveram sérias complicações para deixar os principais aeroportos do Brasil.

Vale lembrar que o Grupo Itapemirim, abandonou a licitação de linhas de ônibus urbanos na cidade de Nova Friburgo e segue tentando manter o contrato da licitação bilionário em São José dos Campos.

Atualmente a Viação Itapemirim que opera linhas rodoviários entre os diversos estados, seguem operando normalmente.

Procurada, a assessoria de imprensa de Sidnei Piva de Jesus, ainda não se manifestou sobre o assunto, até a publicação desta reportagem.

Com informações da Revista Veja


Confira mais notícia sobre Sidnei Piva e o Grupo Itapemirim


This post was last modified on 20 de janeiro de 2022 17:16

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

4 semanas ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

4 semanas ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

4 semanas ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

4 semanas ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

4 semanas ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

4 semanas ago