Porto Alegre: Prefeito sanciona lei de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus

Porto Alegre: Prefeito sanciona lei de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus

24 de novembro de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

PORTO ALEGRE – A Prefeitura de Porto Alegre, informou no início da noite desta última terça-feira (23), que publicou em edição extra do Diário Oficial, a sanção da lei nº 12.910, que institui o programa de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus. A Câmara Municipal de Porto Alegre havia aprovado a medida no dia 1º de setembro. A norma, assinada pelo prefeito Sebastião Melo, inicia pela permissão de viagens sem cobrador, diariamente, entre 22h e 4h.

Porto Alegre: Prefeito sanciona lei de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus - revistadoonibus

O objetivo é contribuir para a redução dos custos da tarifa e modernizar o sistema de transporte coletivo da Capital.

“Temos até o final de 2025 para que isso ocorra de forma gradual. Os profissionais terão oportunidade de ingressar no sistema S ou exercer outras funções nas empresas. Para efeito de baixar o valor da passagem de Porto Alegre é extremamente importante. Temos outras medidas que estão sendo somadas a esta, pois queremos uma tarifa mais justa para o bolso do cidadão”, disse o Prefeito Sebastião Melo.

Para oportunizar a inserção dos profissionais em outros mercados, o projeto define a oferta de cursos de qualificação para todos os cobradores e avaliação, pelas empresas, do aproveitamento em outras funções, inclusive como motorista e mecânico. Será uma mudança gradativa ao longo de quatro anos (até 31 de dezembro de 2025), com a não reposição de vaga para cobrador pelas empresas nos casos de rescisão do contrato por iniciativa do trabalhador, despedida por justa causa, aposentadoria, falecimento e interrupção ou suspensão do contrato de trabalho.

Porto Alegre: Prefeito sanciona lei de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus - revistadoonibus

Revisão das isenções

Outro tema que está em pauta na Câmara Municipal são as revisões das isenções tarifárias. O PLE 043/21, que deve ser votado nos próximos dias, também tem como enfoque a redução dos custos do transporte coletivo para os passageiros. No início do mês de novembro, o projeto foi apresentado pelo Executivo Municipal em audiência pública. 

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Porto Alegre: Prefeito sanciona lei de extinção gradativa da função de cobrador de ônibus 1