Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus

Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus

27 de agosto de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, informou na manhã desta sexta-feira (27), que a Secretaria Municipal de Ordem Pública – Seop e a Guarda Municipal do Rio deram início nesta última quinta-feira (26) a uma operação de reforço nas ações de patrulhamento preventivo e de fiscalização das posturas municipais na orla do Rio. No primeiro dia de atuação, foram feitas 42 abordagens resultando na condução de 11 pessoas para delegacias da região; duas delas ficaram detidas após flagrante de posse de entorpecentes. Além disso, equipes do Grupamento de Guardas Motociclistas – GGM atuaram com a Polícia Militar para conter um tumulto em um ponto de ônibus na Avenida Prado Júnior.

Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus - revistadoonibus
Foto: Prefeitura do Rio – Divulgação

“O patrulhamento e o monitoramento da orla serão reforçados, com ações integradas entre a Seop, a Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil. Essa integração já está sendo feita e é fundamental para o sucesso das ações de segurança nas praias e suas imediações”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As diretrizes da operação foram elaboradas após reunião realizada na quarta-feira (25), na Subsecretaria de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A atuação será feita de forma conjunta na busca pelo melhor resultado.

De acordo com administração municipal, o objetivo é iniciar a ocupação das praias ainda no inverno, que já está se encerrando com altas temperaturas. O trabalho será integrado com as forças de segurança, como as Polícias Militar e Civil, para promover maior sensação de segurança aos banhistas e demais cidadãos. “A praia é um ambiente social para todos e precisa ser tranquila para que as pessoas possam curtir seu lazer. Passamos um período muito grande de restrições por causa da pandemia, de afastamento e isolamento. Com esse sol saindo, as pessoas começaram a retomar as praias muito rápido e nós estamos preparados para dar todo o suporte aos cidadãos”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus - revistadoonibus
Foto: Reprodução de TV

As cenas de aglomerações e vandalismos no transporte urbano de passageiros vistas no último fim de semana, com mais de 30 ônibus quebrados, assim como pontos de ônibus danificados, assaltos e princípio de arrastão, parece ter ligado um alerta na Prefeitura do Rio. Na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio anunciou o adiantamento do início da Operação Verão para o próximo final de semana. Segundo a Secretaria, 150 agentes reforçarão a fiscalização na orla da cidade.

No último domingo (22), a saída da Praia no bairro de Copacabana foi marcada com aglomerações, muita confusão e cenas de vandalismo, que deixou moradores do bairro apreensivos com a falta de segurança e ordem pública.

Prefeitura do Rio de Janeiro, informou que ao menos 30 ônibus urbanos acabaram sendo depredados e cerca de 250 pessoas foram abordadas somente no último domingo.

Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus - revistadoonibus
Foto: Reprodução de TV

Estrutura e efetivo

Cerca de 150 guardas municipais vão atuar na areia, calçadão e vias de acesso às praias que vão do Leme, na Zona Sul, até o Pontal, na Zona Oeste da cidade. As ações têm o apoio de 24 viaturas, 10 motocicletas e cinco tendas operacionais instaladas em pontos estratégicos na areia.

Além disso, a Subsecretaria de Operações da Seop realiza ações de fiscalização para combater desordens na orla, como a ocupação indevida do  espaço público por ambulantes sem autorização. Equipes do Programa Rio + Seguro, formada por guardas municipais e policiais militares, também vão realizar rondas nas praias de Copacabana e do Leme.

O trabalho das equipes nas ruas conta com apoio do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitora 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo também é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

O efetivo empregado pela GM-Rio será de guardas dos grupamentos Marítimo Municipal – GMM, de Operações Especiais – GOE, Tático Móvel – GTM, de Guardas Motociclistas – GGM, Especiais de Trânsito – GETs, de Cães de Guarda – GCG e de Defesa Ambiental – GDA, que atuarão principalmente nos locais de saída das praias, como pontos de ônibus e vias estratégicas.

Com informações da Prefeitura do Rio

Prefeitura do Rio inicia o reforço do patrulhamento na orla da zona sul, após onda de vandalismo em ônibus 1