MT: Várzea Grande recebe 10 novos ônibus já adaptados para atender o sistema BRT

MT: Várzea Grande recebe 10 novos ônibus já adaptados para atender o sistema BRT

16 de junho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

VÁRZEA GRANDE – A Prefeitura de Várzea Grande, na Região Metropolitana de Cuiabá, realizou nesta última segunda-feira (14), a entrega de dez novos ônibus do modelo Caio Apache Vip IV, equipados com chassi Volks 17-230 OD, para atender as linhas de ônibus que são operadas pela empresa União Transportes. Os novos veículos já irão atender o sistema do BRT.

MT: Várzea Grande recebe 10 novos ônibus já adaptados para atender o sistema BRT - revistadoonibus

A operação municipal dos novos ônibus começou na última segunda-feira (14), e chamou a atenção dos moradores e passageiros que utilizam o transporte. A administração municipal informou que houve um investimento de cerca de R$ 7,2 milhões e que o cronograma da prefeitura prevê, mais outros 15 novos ônibus em 2022 e outros 20 coletivos novos no ano de 2023.

Os novos ônibus possuem ar-condicionado, janela com vidros colados, wi-fi e poltronas confortáveis, proporcionando uma viagem ainda mais confortável, como afirmou o governo municipal.

Os coletivos possuem também campainhas nos balaústres com código de braile, além de área reservada para pessoa com deficiência visual acompanhada com cão guia, rampa para cadeirante, com direito a assento para acompanhante do cadeirante. Todos os novos ônibus dispõem de poltronas estofadas e assentos reservados para pessoas com deficiência, obesas e idosas. A inclusão de passageiros com mobilidade reduzida tem sido outra preocupação para garantir o bem-estar de todos, por isso, a cada renovação de frota se tem investido na acessibilidade.

MT: Várzea Grande recebe 10 novos ônibus já adaptados para atender o sistema BRT - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de Várzea Grande – Divulgação

Além dos novos veículos, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande vai realizar o trabalho de modernização dos pontos de ônibus, que também faz parte do plano de governo, que é garantir acessibilidade e comodidade nos locais de embarque e desembarque. Estudos estão sendo feitos e neste primeiro semestre as primeiras mudanças já irão acontecer.

A segurança é reforçada com as câmeras de vídeo, sendo três instaladas na parte interna do ônibus e uma na parte frontal, que permite o monitoramento e mapeamento das ocorrências e identificação das linhas mais afetadas com o trânsito, com ajuda do GPS. Conta ainda com equipamento de biometria facial para combater o uso indevido dos cartões de gratuidade. Esse investimento em tecnologia de ponta, iniciou em 2005, com a implantação da bilhetagem eletrônica e possibilitou mais agilidade no embarque e segurança aos trabalhadores do sistema e a população que utiliza o coletivo.

Com informações da Prefeitura de Várzea Grande

MT: Várzea Grande recebe 10 novos ônibus já adaptados para atender o sistema BRT 1