PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água

PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água

1 de junho de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

LONDRINA – O Grupo Viação Garcia-Brasil Sul, que possui sede no município de Londrina, no interior do Paraná, segue investindo em várias ações para implantar processos construtivos de sustentabilidade ambiental que diminuam impactos ao meio ambiente e o consumo de bens naturais.

PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água - revistadoonibus

Com uma frota que atende a 222 cidades, em 135 linhas rodoviárias nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o Grupo reduziu em 97% o consumo de água utilizada para a lavagem dos veículos.

A construção da Estação de Tratamento permitiu que a água utilizada na limpeza dos ônibus na garagem de Londrina fosse tratada para reuso na higienização da frota. O consumo de 110 mil litros diários passou a ser mensal, gerando uma economia de mais de 38,8 milhões de litros de água ao ano.

PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água - revistadoonibus

A utilização de energia fotovoltaica nas garagens de Londrina e Maringá trouxe também diminuição significativa no consumo de energia elétrica, resultando na redução estimada de 117,8 mil quilos de CO2 por ano em cada localidade, já que a produção de energia solar não emite gases em nenhuma de suas fases.

Também para garantir a qualidade do ar, os veículos são dotados com motores que atendem à legislação brasileira nos moldes da europeia (Euro 5), estabelecendo os limites máximos admissíveis de emissões gasosas. Os motores são movidos à biodiesel com solução transparente de ureia em água desmineralizada. Desta forma, é possível controlar a emissão de óxido de nitrogênio, evitando o lançamento de até 98% do gás para a atmosfera.

PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água 1

Toda a frota, além de ser a mais nova entre as empresas do setor, recebe manutenção preventiva para evitar sobrecarga nas peças, aumentar a segurança na operação e reduzir a emissão de poluentes. Os veículos da empresa são geridos pelo Programa Despoluir da FEPASC (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Paraná e Santa Catarina).

Os resíduos de materiais perigosos são destinados a empresas credenciadas para o descarte correto, representando um volume de cerca de 80 mil quilos ao ano. Os resíduos recicláveis como papel, vidro, plástico e metal são doados a ONGs, totalizando cerca de 45 mil quilos ao ano.

Para o vice-presidente do Grupo, Estefano Boiko Júnior, a adoção de práticas sustentáveis faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa. “Estamos sempre atentos ao monitoramento dos impactos e à implantação de procedimentos que possam contribuir com a preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, afirmou.

Com informações do Grupo Viação Garcia-Brasil Sul

PR: Grupo Garcia-Brasil Sul reduz em 97% o consumo com o reuso de água 2