SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus

16 de março de 2021 Off Por Redação Revista do Ônibus

SOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba, informou nesta última segunda-feira (15), por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, que promoveu medidas de ampliação do atendimento em mais dez linhas de ônibus, que estão em operação desde a manhã. De acordo com a administração municipal, as ações visam evitar aglomerações e fazem parte do plano de melhorias adotado desde o início deste ano pela atual administração municipal, que tem garantido o aumento gradual da frota de ônibus e a diminuição do intervalo entre viagens.

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus 1

As linhas 02 – Brasilândia, 19 – Progresso, 24 – Guadalupe, 44/1 – Tatiana, 53 – Éden, 62/1 – S. Bento 2, 66 – Ipatinga, 67 – Ipanema das Pedras; 100 – Expresso e 307 – Interbairros VII passam a contar com um total de 63 viagens a mais por dia, seja em horários de pico, como de entrepico. As mudanças implantadas nesta segunda-feira aumentam a capacidade diária de transporte em mais 3.700 lugares.

Com mais essas alterações no transporte público coletivo, a Urbes registra, desde o inicio do ano, a criação de 1.386 novas viagens, o que aumentou a capacidade do transporte em 81.700 lugares. Sorocaba conta, atualmente, com uma frota de 331 ônibus, dos quais 31 acrescidos somente em 2021.

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus 2

“Além de reforçar mais algumas linhas estratégicas, a Urbes mantém em operação 100% da frota do transporte coletivo na cidade, como forma de evitar aglomerações e promover melhorias. Inclusive, estamos atuando no dia a dia com carros da reserva técnica, que são aqueles reservados para substituir outros, em caso de falhas mecânicas ou eventuais danos”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Somente neste mês de março, esta já é a segunda melhoria feita pela Urbes no transporte. A anterior foi no dia 1º de março, com acréscimos nas linhas 17 – Central Parque, 18 – Quintais do Imperador, 52 – Cidade Universitária e 81 – Carandá. Nas duas primeiras, houve a ampliação do itinerário e nas outras duas, a criação de novas viagens ao dia, reduzindo o tempo de espera.

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus 3

O monitoramento das linhas de maior fluxo de usuários do transporte público continua sendo feito diariamente, como forma de evitar aglomerações e definir novas estratégias de atuação e melhorias nas linhas. As manobras feitas, desde o início deste ano, já atenderam 47 das 111 linhas.

“Queremos garantir a devida locomoção dos usuários do sistema, com o menor risco de disseminação da Covid-19. Quanto mais ônibus e horários, menor o número de passageiros em cada um deles e menor o risco de contágio”, complementa o diretor-presidente da Urbes. Apesar dos esforços do Poder Público, a Urbes conta com o apoio da população para que continue usando máscara e álcool em gel.

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus 4

Horários

A Urbes recomenda a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes (https://www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba

SP: Para evitar aglomerações, Sorocaba amplia horário de dez linhas de ônibus 5