Tarifa de ônibus de Salvador só aumenta quando novos ônibus forem entregues, diz Ministério Público

Tarifa de ônibus de Salvador só aumenta quando novos ônibus forem entregues, diz Ministério Público

5 de março de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – Ao que tudo indica, a tarifa de ônibus da cidade de Salvador, não deverá ser reajustada nos próximos dias, já que a Concessionária Salvador Norte – CSN, não vem cumprindo o acordo firmado por meio de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC, foi assinado em 2019.

Tarifa de ônibus de Salvador só aumenta quando novos ônibus forem entregues, diz Ministério Público 1

De acordo com o Ministério Público da Bahia – MP-BA, não haverá aumento na tarifa até que a empresa apresente o documento de compra dos 51 novos ônibus equipados com ar condicionado. Ainda de acordo com o órgão, esses veículos deveriam estar circulando nas ruas de Salvador deste de setembro de 2019.

Em uma entrevista ao portal Bahia.ba, a promotora Rita Coutinho, que representa o Ministério Público da Bahia (MP-BA), e media as negociações entre o Município e a Integra, entidade que representa as concessionárias, afirmou que a empresa tem até esta sexta-feira (5), para apresentar o contrato de compra dos novos ônibus.

Por outro lado, o atual secretario municipal de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, já havia sinalizado que a nova tarifa “não está vinculada à [renovação da] frota”, dando a entender que o aumento na passagem dos ônibus municipais da cidade, pode ocorrer independentemente da empresa apresentar os novos ônibus com ar condicionado, porém o Ministério Público através da promotora Rita Coutinho, afirma que se a empresa de ônibus não cumprir as exigências, não haverá aumento na tarifa de ônibus na cidade.

Tarifa de ônibus de Salvador só aumenta quando novos ônibus forem entregues, diz Ministério Público 2

A Concessionária Salvador Norte, informou que segue trabalhando para poder cumprir o prazo.

Vale lembrar que caso a empresa, não consiga renovar parte de sua frota com os ônibus equipados com ar condicionado, que ainda faltam chegar a cidade, a mesma poderá ser multada em até 100 salários mínimos.

“Eles têm até amanhã para apresentar o contrato de aquisição. E até o dia 31 de maio para que os ônibus estejam operando na cidade. As exigências no TAC têm que ser cumpridas para que haja esses reajustes”, declarou Rita Tourinho.

A promotora revelou ainda que alguns pontos do acordo não foram discutidos na quarta e, por isso, outro encontro entre Integra, Prefeitura e MP será agendada para os próximos dias.

Com informações do Ministério Público da Bahia, Portal Bahia.ba e Prefeitura de Salvador