BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros

BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros

14 de janeiro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

RECIFE – Visando a redução de custos, o Sistema via Livre do BRT Recife, vai disponibilizar pela primeira vez, ônibus normais no Corredor Norte x Sul, ao invés dos tradicionais ônibus articulados, já utilizados na região, como informou o Consórcio Conorte, que alegou queda de 15% a 20% no número de passageiros ao longo dos meses de 2019.

BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros 1
Foto: Consórcio Conorte – Divulgação

O projeto inicial do Sistema Via Livre, previa a utilização de ônibus biarticulados, porém, com a falta de espaço para a manobra no tráfego misto, o Consórcio Grande Recife acabou optando pelos ônibus articulados, que agora, começam ser substituídos por ônibus normais com ar condicionado.

Ao menos cinco ônibus articulados estão sendo substituídos por ônibus do modelo Caio Apache Vip IV equipados com chassis Volks. O ônibus articulado tem 20 metros de extensão e transporta até 140 passageiros. Os novos veículos têm 13,30 metros de comprimento e transporta 105 passageiros por viagem. 

De acordo com o Consórcio Conorte, a mudança com ônibus menores, trará um ganho na otimização dos ônibus articulados em linhas convencionais com maior demanda. Os oito ônibus do BRT articulados vão ser retirados das linhas: 1970; 1915 e 1900.

BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros 2
Foto: Consórcio Conorte – Divulgação

A linha 1970 faz ligação entre os terminais do TI Pelópidas e TI PE-15. As outras duas saem do TI PE-15 com destino a Prefeitura do Recife e outra para a Rua do Sol.

“A gente vai colocar em operação 40 novos veículos com ar-condicionado e desses, oito vão substituir três linhas que eram feitas por ônibus articulados, mas que estão com uma demanda menor”, afirmou o diretor de operações do Conorte, Almir Buonora.

A expectativa é fazer a mudança do BRT articulado para o modelo convencional até fevereiro. “Nós já estamos com 15 ônibus e aguardando a chegado dos outros 25”, revelou.  Toda a mudança começou a ser costurada desde outubro do ano passado junto com o Consórcio Grande Recife, que gere o sistema de transporte público na Região Metropolitana. “Essa discussão precisa ser amadurecida. Serão feitos todos os testes antes da definição, mas independente se oito carros articulados serão substituídos pelo convencional, os 40 ônibus vão integrar o sistema de transporte público”, explicou o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu. 

BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros 3

Corredor Norte/Sul 

6 mil usuários transportados por dia
28 estações
5 municípios são atendidos

Linhas em operação do Norte/Sul

1900 – TI PE-15 (PCR)
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 – TI Pelópidas (PCR)
1970 – TI Pelópidas/TI PE-15
1946 – TI Igarassu (PCR)
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
1962 – TI Abreu e Lima (PCR)

BRT Recife renova parte da frota com ônibus comum e frusta passageiros 4

Tamanho e capacidade dos veículos:

20 metros de extensão e transporta 140 passageiros
12 metros de extensão do ônibus convencional e transporta 80 passageiros
13,30 metros de extensão do novo modelo do convencional transporta 105 passageiros
8 ônibus do BRT articulado serão substituídos por 8 convencionais novos

Com informações do Consórcio Conosco e Grande Recife