ES: Onda de assalto faz Guarda Municipal de Serra abordar ônibus

ES: Onda de assalto faz Guarda Municipal de Serra abordar ônibus

28 de março de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus
ES: Onda de assalto faz Guarda Municipal de Serra abordar ônibus 1

VITÓRIA – Os ônibus do transporte coletivo da Grande Vitória que circulam na Serra, na região Metropolitana de Vitória, passarão a ser vistoriados pela Guarda Municipal a partir desta quinta-feira (28). O município lidera o ranking de assaltos a passageiros no Estado e a ação é para tentar reverter isso.

No segundo semestre de 2018, os usuários do transporte público da Grande Vitória foram assaltados ao menos 237 vezes. Desses assaltos, 74 casos foram registrados no município da Serra.

Para diminuir esses crimes, o secretário municipal de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, explicou que a Guarda Municipal fará “abordagens tranquilizadoras”, em horários e linhas aleatórias.

Esses locais são definidos com base no mapeamento de onde os crimes aconteceram com mais frequência.

“Vamos interagir com o motorista, cobrador e passageiros para saber se está tudo bem. Se for verificado algum caso suspeito, nossa Guarda Civil vai pedir para que o suspeito desça do ônibus e faremos a revista pessoal de pertences”, contou Nylton.

Para as ações, o secretário explica que foi confeccionada um Procedimento Operacional Padrão que norteará as ações dos agentes.

ES: Onda de assalto faz Guarda Municipal de Serra abordar ônibus 2
Foto: Reprodução de TV

Para ele, o principal objetivo dos assaltantes que abordam passageiros em ônibus é levar o celular. Por isso, alertou para que os consumidores comprem aparelhos com procedência e não fomentem o roubo nos coletivos.

Ceturb e Sesp

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informaram que os primeiros três meses de 2019, até o momento, registraram queda de 40% na quantidade de roubos cometidos em transporte coletivo na Grande Vitória.

No município da Serra, a redução nos casos de roubo são de 21%, em comparação com o mesmo período de 2018.

ES: Onda de assalto faz Guarda Municipal de Serra abordar ônibus 3