Justiça Federal diz que ANTT não poderá autuar ou apreender ônibus da Buser

SÃO PAULO – Em sua decisão tomada no último dia 12 de janeiro, o desembargador federal Marcelo Mesquita Saraiva, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF-3, diz que não existe “justificativa razoável” para que as empresas como a Buser não possam vender trechos separados.

Na decisão judicial, o magistrado liberou o transporte fretado de passageiros que é operado em circuito aberto, ou seja, sem a necessidade de formação de grupos para viagens de ida e volta.

Além disso, a decisão passa proibir que a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, faça atuação ou apreensão dos ônibus que estão operando viagens no circuito aberto.



Vale lembrar que a obrigação de que o transporte por fretamento seja feita em circuito fechado está prevista no Decreto Federal 2.521/98 e na resolução 4.777/2015, da ANTT, mas não tem respaldo na lei.

Os textos dizem que o grupo de passageiros em ônibus fretado deve percorrer o itinerário e voltar ao local de origem no mesmo veículo da ida.

O entendimento do desembargador, diz que a restrição viola o princípio da legalidade, afeta a concorrência e prejudica o consumidor pelos custos de transação e operação que podem deixar as passagens mais caras. 

A obrigatoriedade do circuito fechado também dificulta a “realização de novos modelos de negócios e a adoção de novas tecnologias”, o que impede a entrada de novos prestadores de serviço, diz a decisão. 

As penalidades e restrições previstas no decreto e na resolução da ANTT são suficientes, segundo o juiz, para “abalar de modo significativo as empresas exercem com regularidade suas atividades comerciais nessa área”.

Nos últimos meses, a ANTT apreendeu ônibus da Buser por considerar o transporte irregular, com base eu uma portaria de março de 2022 que criminaliza o fretamento por aplicativo.

Com informações da Buser e Exame





This post was last modified on 17 de janeiro de 2023 15:04

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

3 dias ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

3 dias ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

3 dias ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

3 dias ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

3 dias ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

4 dias ago