Liminar suspende operação da Expresso Nordeste no trecho BH x Campinas x BH

BELO HORIZONTE E CAMPINAS – A operação da linha interestadual da Expresso Nordeste, no trecho Belo Horizonte x Campinas via Lavras, e vice-versa, que iniciou no dia 13 de dezembro de 2020, acaba de der suspensa por conta de uma liminar. A Expresso Nordeste vinha se destacando com a oferta de horários com ônibus novos do modelo Comil Invictus DD, proporcionando mais conforto ao longo da viagem.

A Empresa Gontijo de Transportes que opera linhas na região, entrou com uma ação na Justiça Federal de Minas Gerais, alegando que a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, não realizou os estudos de avalização dos mercados, pedindo com isso a suspensão da portaria e que a ANTT deixe de autorizar novos mercados para outras empresas de ônibus em trechos serviços por suas linhas.

A ação acabou sendo negada no último dia 11 de fevereiro na primeira instância, porém, foi acatada pelo desembargador Antonio de Souza Prudente, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1, em análisa na segunda estância.

“Com estas considerações, defiro o pedido de antecipação da tutela recursal, para determinar a suspensão da autorização concedida pela ANTT à promovida Nordeste Transportes Ltda., a que se reporta a Portaria ANTT nº 587, de 05 de agosto de 2020, devendo a referida empresa se abster de operar o serviço de transportes nos mercados de Belo Horizonte (MG), Betim (MG) e Lavras (MG) para Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP) e Campinas (SP). Determino, ainda, que a ANTT se abstenha de conceder novas Belo Horizonte (MG), Betim (MG) e Lavras (MG) para Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP) e Campinas (SP), autorizações que se sobreponham aos mercados cuja prestação do serviço foi outorgada à suplicante, até o pronunciamento definitivo da Turma julgadora”, decidiu o magistrado.

A liminar será apreciada pelo colegiado da segunda Turma do TRF1, porém, ainda sem data divulgada. Até lá, a circulação de ônibus da Nordeste no trecho, seguirá suspensa.

A Expresso Nordeste e a ANTT devem recorrer da decisão.

This post was last modified on 16 de fevereiro de 2021 11:26

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago