Protocolado o pedido de CPI dos ônibus na Câmara de São Paulo

SÃO PAULO – Depois que a Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou a operação ‘Proditor, nesta última quinta-feira (9), a qual é fruto da investigação de crimes de homicídio, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo uma facção que age em São Paulo, bem como a da direção da empresa de transportes urbanos Transunião, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o pedido para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar a situação do transporte da capital.

A ação policial aconteceu na capital e em Mogi das Cruzes e foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois de prisão.  Um dos ônibus apreendidos para investigação; veículos foram devolvidos à operação, mas receitas ficam retidas em conta judicial.

O trabalho policial foi realizado por integrantes do Departamento Estadual de Investigações Criminais – Deic, por meio da 2ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais de Intervenção Estratégica. As atividades de polícia judiciária se iniciaram a partir da morte do presidente da empresa citada, em março de 2020, e as investigações apontaram para o envolvimento da empresa com a organização criminosa.  



A polícia apura, ainda, a participação velada de um vereador da capital na direção da Transunião Transportes, que era usada para lavagem de dinheiro pela organização criminosa. Foram realizadas buscas em endereços relacionados ao grupo, o que culminou apreensão de 18 ônibus pertencentes a ele.

Dois homens foram presos e levados à Especializada, onde passaram pelos trâmites policiais e foram encaminhados ao cárcere à disposição da justiça.

Vale lembrar que mais três empresas de ônibus também seguem sendo investigadas por possível participação no mesmo esquema no qual estaria envolvida a empresa TransUnião Transportes.

O pedido para a abertura da CPI dos ônibus na Câmara Municipal de São Paulo foi protocolado pelo vereador Mario Palumbo Junior, também conhecido como delegado Palumbo – MDB, após a Polícia iniciar duas operações que investigam membros de duas empresas de ônibus que atuam linhas municipais em São Paulo.

Com informações da Polícia Civil de São Paulo




This post was last modified on 11 de junho de 2022 15:09

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

3 dias ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

3 dias ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

3 dias ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

3 dias ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

3 dias ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

3 dias ago