ônibus

Cuiabá: Ônibus urbanos recém adquiridos não são compatíveis com o BRT da cidade

CUIABÁ – A crise no transporte municipal de passageiros de Cuiabá pode está só começando, antes mesmo da implantação do sistema do BRT da capital estrear. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA, os 144 novos ônibus que foram adquiridos para a renovação de parte da frota municipal são são compatíveis com o modelo do BRT, que deve ser implementado em Cuiabá e em Várzea Grande nos próximos anos.

A atual configuração dos ônibus que possuem portas baixas do lado direito e portal altas do lado esquerdo, obrigaria os passageiros a pular para desembarcar nas estações do BRT, nos dias atuais caso o sistema já estivesse funcionando. As estações do BRT Cuiabá que estarão sendo disponibilizadas precisam de ônibus com abertura de porta dos dois lados com piso baixo, diferente dos ônibus que foram comprados.

O argumento da SINFRA foi questionado no último dia 10 de setembro, durante uma consulta pública que está sendo realizada no anteprojeto do sistema do BRT Cuiabá.

Os atuais coletivos, não poderão usar as estações e pontos de ônibus do sistema, já que as portas do lado esquerdo dos coletivos, não são abaixas.

“No caso da frota adquirida pela Prefeitura de Cuiabá, com piso alto e portas à esquerda, estes veículos poderão utilizar as faixas exclusivas desde que operados em viagens expressas, ou seja, sem paradas nas estações”, esclareceu. 

De acordo com o projeto original, o novo sistema do BRT Cuiabá contará com 46 estações entre Cuiabá e Várzea Grande e outros três terminais. O governo de Mato Grosso informou que a Prefeitura de Cuiabá foi informada sobre os padrões adotados no projeto do BRT.

“A primeira vez em 04 de janeiro quando foram enviados os estudos técnicos que definiram pelo BRT em substituição ao VLT e em 11 de março por meio de uma nota técnica emitida pela Sinfra à Secretaria de Mobilidade Urbana – Semob”, consta em resposta.

Entrega dos novos ônibus

O prefeito Emanuel Pinheiro informou no último dia 3 de agosto, ao entregar a nova frota com 144 novos ônibus, que os coletivos poderiam ser usado no BRT.

“Terá portas para os dois lados para atender o modal que será implantado na Capital. Se for o VLT, a  porta para o lado direito e se for BRT usará o lado esquerdo”, disse o preito na época.

Com informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA e Mídia News

This post was last modified on 16 de setembro de 2021 13:46

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

4 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

4 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

4 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

4 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

6 dias ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

6 dias ago