ônibus

PR: Dono da empresa Itaipu Travel Turismo é preso pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu

FOZ DO IGUAÇU – O empresário e dono da Itaipu Travel Turismo, com sede na cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná acabou sendo preso na manhã desta quinta-feira (12), por agentes da Polícia Federal, assim como outras 20 pessoas, durante a Operação Expresso 80, que tinha como o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de armas e de entorpecentes com atuação em diversos estados do Brasil.

O delegado a Polícia Federal, Peterson Manys, informou que o dono da empresa de turismo Itaipu Travel, que era investigada pela corporação, acabou sendo preso. Ele é suspeito de ser o líder do grupo que fazia a distribuição de entorpecentes e armas de origem do Paraguai. A esposa dele e funcionários da empresa de ônibus também foram alvo da operação, que chamou a atenção de vizinhos.

Segundo o delegado, desde maio de 2020, quando iniciaram as investigações, foram apreendidas cerca de oito toneladas de erva entorpecente, 491 kg de pó entorpecente e 354 kg de pasta-base de de pó em veículos de turismo ligados ao esquema.

“Normalmente ele comprava o ônibus e colocava a propriedade do veículo no nome do motorista, como um laranja. Geralmente, no momento da apreensão, o motorista estava sozinho”, afirmou o delegado.

De acordo com as investigações, a empresa também era usada para ocultar as movimentações de dinheiro provenientes do tráfico de armas e de entorpecentes em Foz do Iguaçu, no interior do estado do Paraná.

Os envolvidos no esquema, deverão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico internacional de entorpecentes e tráfico internacional de armas.

Polícia Federal informou ainda que cerca de 175 policiais federais deram cumprimento a 92 ordens judiciais, em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa/PR. A Operação conta com o apoio do DENARC – Policia Civil de Cascavel.

Foto: Polícia Federal – Divulgação

As investigações se iniciaram em 4 de maio de 2020, quando foi apreendido, na cidade de Ponta Grossa, um ônibus carregado com 1,7 tonelada de entorpecentes e dois fuzis calibre .556. Após a apreensão, a Polícia Federal de Ponta Grossa no Paraná procedeu com as investigações por mais de 15 meses, período em que foram apreendidas novas cargas de materiais entorpecentes, diversas armas de fogo oriundas do Paraguai, além de veículos e outros bens.

Ainda de acordo com a corporação, os mandados foram cumpridos em cinco estados, nas seguintes cidades: Foz do Iguaçu, Curitiba, Medianeira e Maringá, no Paraná; São Paulo e Diadema, em São Paulo; Joaçaba e Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Erechim, no Rio Grande do Sul; e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Com informações da Polícia Federal e RPCTV

This post was last modified on 12 de agosto de 2021 22:54

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago