Prefeitura do Rio cria operação para verificar marcações de orientação aos passageiros no piso dos ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio de Janeiro, informou que nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Transportes, realizou uma grande ação de fiscalização, para verificar se os consórcios e o BRT cumpriram a determinação de adesivar o piso dos ônibus, indicando a posição recomendada aos passageiros pelos órgãos de saúde. Fiscais estiveram em diferentes garagens, terminais e estações do BRT, e em pontos estratégicos da cidade. Ao todo, 95 multas foram aplicadas, principalmente por ausência de indicação no piso e lotação.

As empresas tiveram cinco dias úteis para se adequar à nova norma, prazo que expirou nesta quarta-feira (8). Caso haja descumprimento, o consórcio responsável fica sujeito à multa de R$ 924,38 por veículo flagrado em desconformidade. Vale destacar que não há quantidade exata de passageiros em pé por veículo, já que há diferentes plantas de ônibus. O importante é respeitar o limite de dois passageiros por metro quadrado, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

Nos terminais e estações de maior demanda do BRT, como Alvorada, Santa Cruz, Madureira, Mato Alto e Pingo D’Água, os agentes aplicaram 32 multas, sendo nove por lotação indevida dos coletivos. Já em outros pontos da cidade, como vias de Campo Grande, São Cristóvão e Centro, 44 autuações foram registradas por descumprimento das medidas adotadas pela Prefeitura para a contenção do novo coronavírus. Outras duas linhas foram multadas por cobrar valor da tarifa inferior ao permitido, sem autorização.

– A secretaria está empenhada em buscar soluções para que o transporte público não seja um fator de risco para passageiros e rodoviários. Por isso, continuaremos a fiscalizar, com rigor, o cumprimento das normas e não vamos poupar esforços para que os operadores cumpram suas obrigações e ampliem sua frota efetiva em circulação – declarou Paulo Jobim, secretário municipal de Transportes.

Fiscais da SMTR também estiveram em diferentes garagens, ainda durante a madrugada, para verificar se os coletivos estavam com as marcações e devidamente higienizados, além do uso de máscara pelos funcionários e disponibilização de álcool em gel para os colaboradores. As equipes observaram que os coletivos haviam passado por desinfecção e os funcionários estavam equipados com máscaras. Porém, 17 autuações foram registradas por má conservação e ausência de marcação de distanciamento. Cinco veículos foram lacrados por falta de vistoria.

– Vamos manter a fiscalização reforçada até que a pandemia seja superada. Nossas equipes estarão, diariamente, em diferentes turnos, verificando a devida marcação do piso dos coletivos e o cumprimento das demais normas sanitárias, importantes para a preservação da saúde dos passageiros e motoristas. Contamos com a colaboração e conscientização da população para superarmos este momento atípico – concluiu o subsecretário municipal de Transportes, Allan Borges.

Fiscalização reforçada

A secretaria tem atuado diariamente para acompanhar os serviços prestados e cobrar que os consórcios e o BRT, que já foram notificados, ampliem sua frota efetiva em circulação, de forma a se adequar e acompanhar o incremento gradativo da demanda em função das fases definidas no plano de retomada.

Desde o início das ações de combate ao novo coronavírus, a SMTR aplicou 3.200 multas ao BRT e aos consórcios que operam linhas de ônibus regulares, especialmente por lotação, inoperância de linhas e circulação com frota inferior ao permitido.

A fiscalização seguirá intensificada em terminais, garagens e nas ruas, em diferentes turnos, para garantir que as novas medidas sanitárias sejam cumpridas pelos operadores, além de orientar motoristas e usuários sobre as recomendações dos órgãos de saúde.

Com informações da Prefeitura do Rio

This post was last modified on 9 de julho de 2020 18:48

Tags: BRT RioBRT Rio apresenta diversos problemas nas última 24 horas causando transtornosBRt Rio lotadoBRT Rio não poderá circular com passageiros em pé afirma prefeito Marcelo CrivellaBRT Rio passa fiscalizar caloteiros nos ônibus e estaçõesBRT Rio segue com ônibus lotado e sem fiscalização durante a pandemia da Covid-19BRT Rio segue superlotado e com irregularidadesBRT Rio sofre atrasos nas primeiras horas na manhãBRT Rio volta ter filas longas na Zona OesteCentro de Operações do BRT RioCentro de Operações RioComitê de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus - Covid-19Como evitar o contágio e a transmissão do coronavírusConsórcio BRT RioCoronavírusCoronavírus: Saiba como combater as infecções ao usar o transporte públicoCoronavírus: viagens de ônibus devem seguir orientações da OMSCovid-19Distanciamento socialEstação BRT - Campo GrandeEstação BRT Barra ShoppingEstação BRT Curral FalsoEstação BRT Jardim Oceânico do BRT RioEstação BRT Santa CRuzEstação BRT SoledadeEstação do BRT AlvoradaEstação do BRT Pingo DáguaEstação do BRT Rio lotadasEstação Mato Alto BRT RioEvite aglomeraçãoFiscalização da Prefeitura do RioFiscalização em ônibusFiscalização em ônibus no RioFiscalização em ônibus no Rio de JaneiroHigienização nos ônibusIsolamento SocialPandemia da Covid-19Pingo D´ÁguaPrefeitura do Rio cria operação para verificar marcações de orientação aos passageiros no piso dos ônibusSMTRSMTR com VocêSMTR Fiscaliza ônibus no RioUso de Máscaras em ônibusUso do Álcool em Gel

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago