SC: Blumob está demitindo ao menos 105 funcionários de ônibus de Blumenau

BLUMENAU – Em meio a pandemia do novo coronavírus, o Consórcio Blumod, que é responsável pelo transporte municipal de Blumenau, segue demitindo ao menos por enquanto 105 funcionários, como informou o sindicato da categoria, por conta do isolamento social, já que as empresas de ônibus, não estão conseguindo receita devido a baixa procura de passageiros.

O Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau – Sindetranscol, afirmou que as demissões, afetaram 31 motoristas e cobradores que seguiam na fase de experiência. Outros 74 profissionais que não tinham férias para compensar, também acabaram sendo demitidos. A entendida afirmou ainda que a Blumob tentou incluir as demissões em um novo acordo coletivo firmado na última sexta-feira (17).

Porém, as rescisões ficaram de fora do documento assinado. “Buscamos a estabilidade para todos e jamais concordaríamos em chancelar demissões que já estavam arquitetadas pela empresa”, disse o sindicato em nota.

O governo do Estado segue com decreto que proíbe a circulação de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais, ao menos até o próximo dia 30 de abril, até esta data, os mais de mil funcionários da Blumod, seguem de férias coletivas.

A Prefeitura de Blumenau informou que segue acompanhando a situação dos profissionais do transporte da cidade, e informou que as demissões recentes, não devem impactar o serviço, assim que as atividades do transporte retornar no final do mês.

Confira a nota na íntegra da Blumob:

“A determinação de suspensão integral de nossas atividades, que completará em 30 de abril mais de 40 dias, tem impactado profundamente a capacidade de manutenção de nossos negócios, especialmente os compromissos com salários, benefícios e fornecedores. Por meio de acordo coletivo, todas as opções para concessão de férias e antecipação de periodos aquisitivos de férias foram promovidas.

Considerando que em alguns casos já não há mais medidas possíveis a adotar, o crescimento das dificuldades financeiras decorrentes da paralisação das atividades da empresa e o cenário de incertezas no futuro próximo, medidas mais complexas precisaram ser tomadas, como a redução de nosso quadro de colaboradores.

A empresa vem promovendo e intensificará as discussões com os agentes públicos e a agência reguladora para  adoção de medidas emergenciais e de rediscussão do sistema de transporte da cidade para o médio-longo prazos, buscando a manutenção da qualidade dos serviços prestados pela Blumob dentro dos padrões estabelecidos no contrato e merecidos pela população Blumenaunse”.

Com informações da Prefeitura de Blumenau, Consórcio BluMod e Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau – Sindetranscol

This post was last modified on 20 de abril de 2020 19:48

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

3 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

3 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

3 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

3 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

6 dias ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

6 dias ago