RIO – A Prefeitura do Rio, apresentou na manhã desta terça-feira (18), no Centro de Operações Rio, no bairro Cidade Nova, o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos modais municipais.
.
.
Foto: Prefeitura do Rio – Divulgação
.
Segundo o governo municipal, o sistema é operado pela concessionária Jaé e a partir desta quarta-feira (19), o novo sistema começará a funcionar, para que os testes possam ser feitos.
A Prefeitura afirma que na primeira fase inicial, contudo, o sistema estará disponível apenas no BRT Rio.
.
.
.
Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar. Por enquanto, ele continuará a ser aceito normalmente no BRT.
De acordo com a administração municipal, a expectativa é que em novembro o sistema esteja funcionando plenamente.
.
.
.
Estações e terminais do BRT já estão equipados com novos validadores e máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.
Por limitação de espaço físico, apenas cinco estações ainda não terão ATMs da Jaé instaladas neste momento.
.
.
.
Nesse locais serão mantidas as máquinas da Riocard: Alim Pedro, Vila Militar, General Olímpio, Santa Eugênia e Santa Veridiana.
A previsão é a de que estes locais sejam equipados com as novas máquinas até outubro de 2023.
.
.
.
Além das ATMs nas estações e terminais, já existem sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento. Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Rua Aurélio Figueiredo, 41 Loja D – Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.
Ao menos mais cinco postos de atendimento serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade. Terminais Intermodal Gentileza; Fundão Aroldo Melodia; Taquara; Sulacap; e Mato Alto).
A previsão é a de que a operação do novo sistema comece nos outros modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT) no dia 1º de novembro deste ano.