
SP: Sorocaba apresenta 33 novos ônibus urbanos
1 de março de 2023 Off Por Redação Revista do ÔnibusSOROCABA – A Prefeitura de Sorocaba anunciou a operação de 33 novos ônibus do transporte municipal durante uma apresentação na manhã desta quarta-feira (1º), no estacionamento do Paço Municipal.




Ainda segundo o governo municipal, ainda neste mês de março, a cidade estará recebendo nove novos ônibus, sendo cinco superarticulados, que já estão em fase de produção na montadora, e 4 do tamanho padrão.
Os novos ônibus passarão, agora, pelo processo de instalação e ajustes dos sistemas de bilhetagem, videomonitoramento e de localização por satélite. Eles entrarão em operação gradativamente.




Os coletivos são equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio, carregador UBS de eletrônicos e iluminação interior em LED, além de terem maior capacidade.
Dos 33 novos ônibus, 22 são do modelo “Padron” e estão sendo disponibilizados pela empresa Consor. Os outros 11 são do tipo “Convencional”, disponibilizados pela City. Os veículos recém-anunciados vão operar em linhas, como: 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 73 – Júlio de Mesquita, 19 – Progresso, 57 – Guaíba e 68 – Sol Nascente.


A City e a Consor, assim como a BRT, que também opera o transporte público em Sorocaba, iniciaram o processo de renovação da frota em 2021. “As empresas continuam adquirindo novos ônibus, para atender ao crescimento da demanda de passageiros, além de proporcionar a renovação da frota, sempre com mais conforto, segurança e eficiência”, aponta o diretor-presidente da Urbes.
Atualmente, Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo em 119 linhas. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, com os ônibus rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.


Todos os veículos da frota do transporte público de Sorocaba são regularmente vistoriados e apresentam todas as condições de circulação. “A idade média da frota é de 4,35 anos, índice classificado dentro dos padrões de qualidade em mobilidade, que estabelecem até cinco anos para a idade média da frota. Ainda não refizemos o cálculo, mas, com as novas aquisições, esse número vai melhorar ainda mais”, finaliza o responsável da Urbes. Em 2019 e 2020, a idade média da frota era de, respectivamente, 5,94 e 5,87 anos.

Com informações da Prefeitura de Sorocaba

