Curitiba: Ônibus movido 100% a gás natural vai atender o transporte metropolitano

Curitiba: Ônibus movido 100% a gás natural vai atender o transporte metropolitano

28 de fevereiro de 2023 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – O Governo do Estado do Paraná anuncia nesta terça-feira (28) que a partir desta quarta-feira (1º) de março, a cidade de Curitiba e Região Metropolitana contará com um ônibus movido 100% a Gás Natural Veicular – GNV.

Curitiba: Ônibus movido 100% a gás natural vai atender o transporte metropolitano - revistadoonibus
Foto: Albari Rosa/AEN – Divulgação

O novo coletivo será testado por 30 dias em uma linha metropolitana, onde serão analisados os indicadores de eficiência, em especial a redução de 90% nas emissões de poluentes.

A iniciativa do Governo do Estado faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural, realizado pela Companhia Paranaense de Gás em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – AMEP e a fabricante Scania.



“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós temos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia. É uma inovação que o Governo do Estado traz para o Paraná”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior .

Segundo Ratinho, caso seja viável, a ideia é expandir a frota de veículos do transporte público do Estado com ônibus que utilizem o gás natural no futuro. “Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público”, acrescentou.

O novo coletivo está na frota da Viação São José, e estará operando a linha São José x Guadalupe, percorrendo diariamente um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba.

O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o veículo é testado em uma linha metropolitana.

Após o teste em conjunto com a AMEP, por meio da Viação São José, a expectativa é que o ônibus circule por mais 30 dias pela capital paranaense em uma linha municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.

O ônibus a gás também estará exposto durante a Smart City Expo World Congress, que acontecerá em Curitiba entre os dias 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Com informações da Agência Paraná de Notícias