Petrópolis: Ônibus recebem faixa de segurança contra alagamentos

Petrópolis: Ônibus recebem faixa de segurança contra alagamentos

4 de fevereiro de 2023 Off Por Redação Revista do Ônibus

PETRÓPOLIS – Alguns ônibus urbanos que atendem linhas que passam pela Rua Coronel Veiga e pela Rua do Imperador, estão recebendo uma faixa de segurança que indica o nível máxima de água em dias de alagamentos.

Petrópolis: Ônibus recebem faixa de segurança contra alagamentos - revistadoonibus

Em janeiro passado, um motorista opera a linha 428 – Espírito Santo, ficou ilhado na tarde da última segunda-feira (23/1), após o condutor desrespeitar o protocolo de segurança para prevenção de desastres e seguir com o ônibus pela rua alagada, durante a chuva que atingiu a cidade.

Na época, a Prefeitura de Petrópolis tinha interditada a Rua Coronel Veiga por duas vezes na mesma tarde, devido ao forte fluxo de água que alagou a região, porém, o rodoviário decidiu seguir com o coletivo, deixando o ônibus ilhado e colocando em risco a vida dos passageiros.



Petrópolis: Ônibus recebem faixa de segurança contra alagamentos - revistadoonibus
Foto: Reprodução de grupos de Whatsapp

O protocolo de segurança foi criado após, dois ônibus terem sido encobertos e arrastados pela enxurrada que se formou na Rua Washington Luiz, no Centro, no dia 15 de fevereiro de 2022, deixando diversas pessoas mortas.

Os clientes e passageiros da Viação Petro Ita passaram filmar a cena do ônibus ilhado, temendo pelo risco de o coletivo também ser levado pelas águas, tendo os vídeos viralizando na internet. Apesar do susto, não houve feridos.

De acordo com a Tribuna de Petrópolis, a Viação Petro Ita informou que a demissão foi passível de justa causa pelo fato do motorista ter desrespeitado os protocolos definidos pela Defesa Civil e aplicados pela Petro Ita em treinamentos.

Petrópolis: Ônibus recebem faixa de segurança contra alagamentos - revistadoonibus

Evacuação é necessária

A Mercedes-Benz em agosto de 2022, informou ao Ministério Público do Rio de Janeiro que o limite passa indica a necessidade de atenção e a obrigatoriedade de evacuação do coletivo.

Segundo o fabricante de chassi o motorista precisa ter atenção para que a água não possa ultrapassar metade da rosa do ônibus, em caso de necessidade de travessia por locais alagados, considerando a possibilidade de ondas.

Para lembrar a atenção dos pontos de alagamentos, alguns dos coletivos estão recebendo uma pintura da faixa de altura, alertando para o limite sobre o alagamento.

Com informações da Tribuna de Petrópolis