Rio: Prefeitura anuncia a entrega 40 novos ônibus do BRT

Rio: Prefeitura anuncia a entrega 40 novos ônibus do BRT

6 de janeiro de 2023 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – A Prefeitura do Rio, entregou na manhã desta sexta-feira (6), 40 novos ônibus para a requalificação do Sistema BRT Rio. Os novos coletivos articulados estarão atendendo aos terminais Alvorada, Centro Olímpico e a estação Jardim Oceânico.

Rio: Prefeitura anuncia a entrega 40 novos ônibus do BRT - revistadoonibus
Foto: Marcelo Piu – Prefeitura do Rio – Divulgação

A administração municipal informou que no fim do ano de 2022, foram entregues 36 ônibus que já seguem em operação no corredor Transolímpica e que agora a cidade contará com 76 veículos novos que estão sendo usados em duas linhas: 22 (Alvorada X Jardim Oceânico) e 50 (Centro Olímpico x Jardim Oceânico).

Dos 40 ônibus integrados à frota, 20 articulados serão utilizados para a operação da linha 22, enquanto outros 20, do modelo padron, servirão à linha 50. Ao todo, 17 estações serão atendidas pelos novos veículos.



Rio: Novos articulados do BRT Rio seguem sendo alvo de vandalismo - revistadoonibus

“Temos que celebrar porque, agora, vamos entrar em uma rotina positiva, em que os ônibus estão chegando. Hoje, são mais 40 ônibus aqui neste trecho que vai do Jardim Oceânico, onde tem o metrô, até o Terminal Alvorada. Daqui a dois meses, chegam mais 110 ônibus para circular na Transcarioca. Daqui para a frente, só teremos melhorias no BRT: reforma de estações, melhora do pavimento da Transoeste e ônibus novos”, afirmou Eduardo Paes.

O prefeito voltou a fazer um apelo à população para que cuide dos ônibus do BRT. Ele aproveitou para anunciar uma campanha no Twitter (@protejaobrt), Instagram (www.instagram.com/protejaobrt) e Facebook (www.facebook.com/protejaobrt).

Vídeo: Novo articulado do BRT Rio quebra durante início da operação - revistadoonibus

A Prefeitura do Rio informou por meio da Secretaria Municipal de Transportes – SMTR que ainda estão para chegara na cidade outros 485 novos veículos.

Vale ressaltar que, assim como ocorreu na Transolímpica, os antigos articulados serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada.

A previsão é a de que a operação exclusiva dos novos ônibus no corredor Transcarioca comece em março deste ano e, em toda a extensão da Transoeste, no início de 2024, por causa das obras de repavimentação na pista.

Já o corredor Transbrasil parte da operação começa partir do segundo semestre deste ano. E a Transolímpica já opera em sua totalidade com todos os veículos novos.

Com informações da Prefeitura do Rio