
Brasília: Manifestação com ônibus acorrentado chama a atenção
23 de novembro de 2022BRASÍLIA – Um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (23), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, chamando a atenção de quem passava pela região. Os empresários do turismo pedem que seja feita mudanças na legislação que exige que ônibus fretados circulem com o mesmo grupo de passageiros na ida e volta de viagens.


Os donos de empresas de transporte que operam viagens fretadas principalmente para aplicativos de viagens, alertam sobre suportas apreensões de ônibus pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que para eles ocorreram de forma ilegal.
Ainda segundo alguns dos empresários, mais de 60 ônibus ligadas a uma empresa de fretamento foram tirados de circulação desde o último mês de outubro deste ano.


Segundo Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos – Abrafre, a agência está descumprindo uma decisão do TRF-3 que impede as apreensões ilegais.
As apreensões teriam afetado cerca de 2 mil passageiros, de acordo com os empresários. “O setor de fretamento interestadual conta com mais de 6 mil empresas, 35 mil veículos cadastrados e gera mais de 200 mil postos de trabalho todos os anos. É necessário buscar a competitividade já existente em outros países”, afirma Marcelo Nunes, presidente da Abrafrec.

Com informações da Abrafre e TV Globo

