
França: Greve ameaça paralisar o transporte em Paris e em demais cidades
10 de novembro de 2022PARIS – A convocação geral as principais centrais sindicais da França para uma paralisação geral dos transportes agendada para esta quinta-feira (10), atinge ainda os setores da educação, dos correios e da saúde em toda a França.




Em Paris, ao menos cinco linhas de Metrô foram fechada nas primeiras horas da manhã de hoje, prejudicando milhares de moradores que dependem do modal para se locomover na cidade. Em outras regiões, o tráfego sendo bastante reduzido.
De acordo com a imprensa local, cerca de 12 milhões de passageiros se deslocam diariamente utilizando o transporte público de Paris, chamando a atenção para o que alguns moradores estão chamando esta quinta-feira de “dia negro”.




A cidade de Paris segue com apenas dias linhas do Metro em pleno funcionamento, já que as mesmas são automáticas, as demais seguem paradas e ou funcionando apenas em horário de pico, como alerta a imprensa local.
Os trens elétricos de superfície e os demais trens suburbanos seguem com a circulação bastante reduzida nesta data, aumentando o transtorno no setor de transporte Francês.




Os funcionários da empresa RATP, que atualmente administra o transporte de Paris reivindicam o aumento dos salários e pede que o número de funcionários seja maior.
Como não houve avanço nas negociações, para as reivindicações e por não abrir as linhas de ônibus para uma concorrência até 2025, após o antigo primeiro-ministro francês, Jean Castex, assumir funções na empresa pública que administra o transporte, a crise só se agrava na região.




As cidades francesas de Estrasburgo, Nice e outras, onde o custo de vida aumentou, após o início da guerra na Ucrânia, também registram paralisação no transporte. Alguns ônibus circulavam cheios pela manhã.


Com informações da BBC

