
Porto Alegre anuncia tarifa zero nos ônibus no domingo de eleições
18 de outubro de 2022PORTO ALEGRE – A Prefeitura de Porto Alegre, informa que o vereador e prefeito em exercício, Idenir Cecchim, sancionou na manhã desta terça-feira (18), a lei que inclui a previsão de tarifa zero nas datas envolvendo eleições com voto obrigatório.




De acordo com o governo municipal, o projeto foi encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo no dia 3 de outubro e aprovado pela Câmara Municipal na última quinta-feira (13).
Conforme a proposta – que altera a Lei Complementar nº 362, de 1995 -, serão contemplados os dias de eleições majoritárias e proporcionais em níveis federal, estadual e municipal. “O projeto foi construído de forma democrática e coletiva, com diálogo com as demandas da população e a sensibilidade do Legislativo e do Executivo” afirmou Cecchim.




Ainda segundo a administração municipal, Melo retorna a Porto Alegre no início desta tarde. O prefeito participou, na segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro, do 8º Fórum Global do Pacto de Milão, evento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que discutiu políticas alimentares urbanas.
No dia 29 de setembro, antes do primeiro turno, o prefeito e integrantes da gestão estiveram no Ministério Público para definir acordo e viabilizar a gratuidade à população de baixa renda, na construção que envolveu ainda Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público de Contas e a presidência da Câmara Municipal.




Ainda segundo a prefeitura de Porto Alegre, por decisão judicial, o dia 2 de outubro teve passe livre. Melo pontuou o debate nacional sobre incluir o financiamento do passe livre nas eleições. Em Porto Alegre, o custo supera R$ 1 milhão a cada dia da operação.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

