Curitiba inicia testes com ônibus elétrico

Curitiba inicia testes com ônibus elétrico

14 de setembro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – A Prefeitura de Curitiba celebra neste mês de setembro a Semana da mobilidade, que inclui o Dia Mundial sem carro, celebrado no dia 22 de setembro e inicia os testes com ônibus elétricos na cidade.

Curitiba inicia testes com ônibus elétrico - revistadoonibus
Foto: Pedro Ribas – Prefeitura de Curitiba – Divulgação

De acordo com o governo municipal, o estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte, começa com as demonstrações dos ônibus elétricos na cidade. Também estão previstos o anúncio da empresa vencedora do edital de bicicletas compartilhadas, a distribuição de mudas de árvores nativas e o lançamento do monitor de ruído urbano.

Toda a programação tem o protagonismo da Família Folhas, ícone da sustentabilidade do município, que tem a missão educativa de engajar a sociedade em ações pela proteção do meio ambiente e a preparação da capital para o futuro.



Curitiba inicia testes com ônibus elétrico - revistadoonibus
Foto: Pedro Ribas – Prefeitura de Curitiba – Divulgação

A programação do Setembro da Mobilidade começa na próxima sexta-feira (16) com o início das demonstrações de ônibus elétricos.

A Higer, fabricante chinesa, trouxe um padron de 78 lugares para circular nas linhas Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre, na semana de 19 a 23 de setembro. O veículo tem emissão zero de CO2 e ruído.

Os testes integram o esforço de Curitiba rumo à eletromobilidade, com destaque para o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development BanK – NDB, para requalificação dos itinerários do Inter 2 e BRT Leste-Oeste, respectivamente.  

Com informações da Prefeitura de Curitiba