MS: PF realiza operação contra tráfico de imigrantes na fronteira

MS: PF realiza operação contra tráfico de imigrantes na fronteira

1 de setembro de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

CORUMBÁ – A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação batizada de Náuatle para cumprir 26 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nos estado do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Agentes federais investigam uma organização criminosa que realiza o tráfico de imigrantes ilegais através da cidade de Corumbá, na fronteira da Bolívia com o Brasil. Diversos ônibus fretados já foram flagrados com imigrantes ilegais entrando pela região.

A Polícia Federal informou que a operação iniciou há seis meses, logo após identificar um fluxo migratório irregular na região, onde os envolvidos usavam coiotes, que traziam os imigrantes para o território nacional, enganando a fiscalização, porque entram sem autorização e mediante cobrança de dinheiro.



Ainda segundo a corporação, ao atravessar os imigrantes, os mesmos eram embarcados em ônibus clandestinos que seguem viagem para São Paulo, onde são empregados na indústria têxtil, enfrentando condições degradantes de trabalho. E outros, eram usados como “mulas” trazendo entorpecentes para o país e voltando com dinheiro para Bolívia.

De acordo com as investigações, o esquema criminoso envolve empresários do ramo do transporte de passageiros, motoristas de aplicativos que transportam os imigrantes na fronteira ou servem de batedores dificultando a fiscalização da polícia.

A operação de hoje chamada de “Náuatle”, se refere à língua e ao povo de origem asteca, que deram nome ao coiote.

Com informações da Polícia Federal