São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas

São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas

12 de agosto de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – A manhã desta sexta-feira (12), foi marcada por uma operação da Polícia Civil do Estado de São Paulo contra diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – SindMotoristas, que segundo a corporação, são suspeitos de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos ou valores e organização criminosa.

São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas - revistadoonibus

A Polícia Civil de São Paulo diz que ao longo das investigações, o grupo se dirigentes é suspeito de ter movimentado anualmente, R$ 20 milhões de recursos que receberam como propina. As investigações apontam ainda que o dinheiro seria desviado de subsídios pagos pela prefeitura de São Paulo a empresas de ônibus.

Além disso, crimes de extorsão, ameças e apropriação indébitas seguem sendo apurados, com envolvimento de ao menos 17 pessoas neste esquema criminoso em São Paulo.



São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas - revistadoonibus

Agentes da Polícia Civil cumpriram dez mandados de busca e apreensão em diversos endereços de dirigentes do SindMotoristas, na Operação Chapelier, após determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo na capital, em cidades da Região Metropolitana, Baixada Santista e em Arauá, em Sergipe. A operação é realizada pela 1ª Delegacia Seccional Centro. Não ocorreram prisões.

Em Sergipe, agentes da Polícia Civil foram até o município de Arauá, onde Valdevan é apontado como dono de um haras com 50 cavalos, cujo um dos animais é avaliado em R$ 2 milhões. No local, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro e relógios.

São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas - revistadoonibus

Mais sobre Valdevan Noventa

O deputado federal cassado Valdevan Noventa que é do PL de Sergipe. O mesmo é o presidente licenciado do SindMotoristas em São Paulo. O mandato dele como parlamentar foi cassado pela Justiça Eleitoral de Sergipe, em maio de 2020. Ele foi condenado pelo recebimento e por arrecadar recursos ilícitos e de origem não identificada. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE manteve a decisão, por unanimidade.

Em em junho deste ano, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal – STF, anulou a cassação do deputado porque entendeu que o Tribunal Superior Eleitoral inovou em relação ao entendimento das regras vigentes para cassar um político.

Mas no mesmo mês, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal – STF decidiu por maioria derrubar a decisão individual do ministro Nunes Marques e manteve a perda do cargo de Valdevan.

São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas - revistadoonibus
Foto: Divulgação

Valdevan informou que está sendo perseguido pelo poder público por ter realizado greves recentes de motoristas de ônibus na capital paulista e que a polícia não encontrou nada de ilegal nas buscas feitas nas suas residências.

“Não passa de uma grande perseguição montada pelo poder público da cidade de São Paulo”, disse Valdevan. “Invade minha casa pela segunda vez e não encontrou nada. Se achou canetas. Canetas que uso… valor supérfluo”.

São Paulo: Polícia Civil faz operação contra diretores do SindMotoristas - revistadoonibus

Sindmoristas de manifesta

A assessoria de imprensa do Sindmotoristas esclarece que a entidade respeita e se coloca à disposição das autoridades para quaisquer atos que se fizerem necessários ao inquérito policial. Informa ainda, que sua diretoria foi surpreendida com a notícia da operação e que seu departamento jurídico está acompanhando o caso.

De modo preliminar, a entidade esclarece que tratam-se de apontamentos de eventuais indícios de um inquérito AINDA EM CURSO, o qual nem mesmo os investigados e seus advogados tiveram acesso. Portanto, tais respostas serão oportunamente apresentadas aos autos e aos veículos de comunicação.

Por fim, é importante destacar que o Sindmotoristas é um dos sindicatos mais atuantes e comprometidos com a classe trabalhadora do país. E no que tange a transparência, a entidade tem todas as suas contas aprovadas em assembleias e de modo unânime por toda a categoria, eventos que contam com ampla divulgação e cobertura da imprensa.

Com informações da Band News Fm, Polícia Civil de São Paulo, Sindmotoristas e TV Globo