RJ: Niterói anuncia aumento na tarifa de ônibus para este sábado

RJ: Niterói anuncia aumento na tarifa de ônibus para este sábado

29 de julho de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

NITERÓI – Os moradores da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estarão pagando mais caro ao embarcar nos ônibus que operam as linhas municipais a partir da zero hora deste sábado (30), quando haverá o reajuste no valor da tarifa dos ônibus.

RJ: Niterói anuncia aumento na tarifa de ônibus para este sábado - revistadoonibus

O anúncio do aumento no valor da tarifa dos coletivos, foi anunciado na manhã desta sexta-feira (29), pera Prefeitura de Niterói, que afirmou que o reajuste estava suspenso nos últimos três anos e, agora, a correção de 9,88% visa minorar o impacto da inflação acumulada, agravada pelos reajustes do diesel.

Segundo a administração municipal, a nova tarifa será de R$ 4,45. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói manterá a fiscalização da frota de ônibus no município, com a possibilidade de rastrear os coletivos por aplicativo de celular. Também haverá a ampliação dos pontos de venda do Bilhete Único de Niterói, que permite que o usuário pague menos pela tarifa.



RJ: Niterói anuncia aumento na tarifa de ônibus para este sábado - revistadoonibus

A Prefeitura de Niterói vai criar também o Cartão Arariboia Transporte, para garantir o transporte gratuito a passageiros em situação de extrema pobreza inscritos no CadÚnico e que não recebam o benefício do vale transporte.

O governo municipal, informou que o projeto está em fase final de elaboração e será enviado à Câmara de Vereadores. O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, destacou que o momento de crise é pauta inclusive na Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, que discute atualmente um modelo nacional de subsídios para o setor. E que Niterói pretende focar na concessão do subsídio da tarifa para as pessoas que mais precisam.

RJ: Niterói anuncia aumento na tarifa de ônibus para este sábado - revistadoonibus

A Secretaria de Urbanismo e Mobilidade determinou que as empresas retomem imediatamente a frequência normal da frota nas linhas da cidade. Além disso, deverão ser ampliados os investimentos em tecnologia, que preveem a instalação de QR Codes nos pontos com integração em aplicativo, para que os usuários possam fazer o rastreamento dos ônibus em tempo real.

Descontos para o usuário – Utilizando o Bilhete Único de Niterói, os passageiros de linhas municipais pagam apenas uma tarifa para usar dois ônibus municipais em sequência, dentro do intervalo de uma hora entre o primeiro e o segundo embarque.

RJ: Niterói anuncia que fará reorganização das linhas de ônibus da cidade - revistadoonibus

Uma pesquisa feita com mais de 3 mil passageiros de ônibus e análise das informações geradas pelo sistema de bilhetagem digital dos ônibus municipais de Niterói mostraram que pelo menos um terço dos passageiros desconhece os benefícios tarifários do Bilhete Único Niterói, que permite economizar no preço da passagem.

Com informações da Prefeitura de Niterói