CE: Chinesa Higer assina protocolo para implantar fábrica de ônibus elétricos

CE: Chinesa Higer assina protocolo para implantar fábrica de ônibus elétricos

14 de julho de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

FORTALEZA E PECÉM – A evolução do transporte urbano de passageiro, começa com a concorrência de mais fabricantes de ônibus elétricos. Depois da BYD, iniciar a venda de ônibus elétricos com sua fábrica no interior de São Paulo, outra empresa chinesa, conhecida como Higer, assina nesta quinta-feira (14), junto ao Governo do Ceará, o protocolo para a implantação de sua nova fábrica de ônibus elétrico, no município de Pecém, no interior do estado.

CE: Chinesa Higer assina protocolo para implantar fábrica de ônibus elétricos - revistadoonibus
Foto: Divulgação

A nova fábrica de ônibus elétricos do nordeste, terá 180 mil metros quadrados e será construída em duas fases, conforme o “andar” da produção no município de Pecém, a 315 quilômetros de Fortaleza. O início das obras estão previstas para 2024, como informou o Governo do Ceará.

O investimento local será de US$ 20 milhões, deverá gerar mais empregos na região, colocando o estado do Ceará na mira de empresa não apenas pelo fator de vantagem geográfica com mercados da Europa e das Américas, mas também devido ao hidrogênio verde.



CE: Chinesa Higer assina protocolo para implantar fábrica de ônibus elétricos - revistadoonibus
Foto: Reprodução de Redes Sociais

No primeiro momento, a nova fabricante de ônibus com sede no Ceará, estará importando os ônibus elétricos da China via PKD, onde o veículo chegará ao estado nordestino com as peças desmontadas, sendo montado na nova fábrica.

A Higer informa que os fornecedores podem atender às demandas com a nova sede no Ceará. Entre a seleção de empresas, estão a Siemens e Dana, para os motores dos ônibus elétricos, Bosch para caixas de direção e ZF para a Suspensão.

CE: Chinesa Higer assina protocolo para implantar fábrica de ônibus elétricos - revistadoonibus
Foto: Reprodução de Redes Sociais

A CATL que fechou uma parceria com a fabricante de baterias Moura, atuará nos projetos no Brasil via TEVx Motors Higer. 

Em São Paulo, a Higer possui um contrato com a Enel, onde a companhia de energia disputará uma licitação ou concorrência para a comercialização dos ônibus elétricos. Caso vença, a Higer Bus montará a estrutura de carregamento e alugará todo o pacote de operadores.

São Paulo: Novo modelo de ônibus elétrico é apresentado ao governo de Ribeirão Preto - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto – Divulgação

Em fase de lançamento, o veículo é o primeiro ônibus elétrico da fabricante chinesa Higer Bus no Brasil e América Latina. O modelo Azure A12 tem 12,2 metros, sendo o ônibus elétrico mais eficiente do mercado, com emissão zero de poluentes. Além disso, possui autonomia de aproximadamente 270 km por carga e atende todos os padrões de homologações brasileiras, como informou o governo de Ribeirão Preto.

O veículo é alimentado por baterias de íon-lítio CATL, com capacidade de até 385 Kwh. O ônibus é quase 1,5 tonelada mais leve em comparação aos demais elétricos de mesmas dimensões disponíveis no mercado.

Recentemente, representes da fabricante de ônibus marcaram presença em visitas técnicas em algumas empresas que atuam linhas municipais na cidade de São Paulo.

Com informações da Higer