MG: Câmara de Ibirité analisa PL para oferece tarifa zero no transporte

MG: Câmara de Ibirité analisa PL para oferece tarifa zero no transporte

30 de junho de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

IBIRITÉ – A Prefeitura de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estuda a implantação do serviço de tarifa zero no transporte municipal de passageiros e também a possível ampliação no número de ônibus circulando que atualmente é de 20 coletivo, podendo chegar ao número de 30 ônibus circulando nos bairros.

MG: Câmara de Ibirité analisa PL para oferece tarifa zero no transporte - revistadoonibus

O prefeito William Parreira, informou na manhã desta quinta-feira (30), durante uma entrevista ao programa Café com Política, da Rádio Super FM, sobre o Projeto de Lei da gratuidade no transporte municipal que foi encaminhada para a Câmara Municipal de Ibirité.

No dia 20 de junho foi realizada, na Câmara de Vereadores, a leitura do Projeto de Lei Complementar 008/22, de autoria da prefeitura de Ibirité, para instituir a gratuidade no transporte público municipal.

“Essa é uma bandeira que carrego desde que assumi a prefeitura de Ibirité, em 2017: a de melhorar o transporte público. Agora, depois de muitos estudos e conversas com a população e a empresa de ônibus licitada para operar as linhas municipais – a SIDON – conseguimos chegar a um consenso, que não vai onerar tanto o caixa da prefeitura e nos dará a possibilidade de fazer melhorias continuas para a população”, explica o prefeito William Parreira.



MG: Câmara de Ibirité analisa PL para oferece tarifa zero no transporte - revistadoonibus

Financiamento do projeto segue garantido

O prefeito afirmou que o projeto da Tarifa Zero no transporte não irá onerar muito o caixa do governo municipal e que a prefeitura passará ter um custo variável entre R$ 800 mil a R$ 1 milhão com a iniciativa, já que o valor final deve variar de acordo com o número de passageiros transportados e o valor do combustível.

“Com a tarifa zero, vamos ter um impacto muito grande na cidade, porque as pessoas vão deixar de sair com seu carro e sua moto para o trabalho para usar o transporte público. Estou preparado para aumentar em 50% essa frota. Hoje, nós temos 20 veículos que rodam pela cidade, que atendem todo o nosso município”, observou.

MG: Câmara de Ibirité analisa PL para oferece tarifa zero no transporte - revistadoonibus
Foto: Divulgação

Benefícios da TARIFA ZERO

Com a aprovação do PL008/02, diversos serão benefícios para a cidade, tais como:

– Facilitar que os moradores de Ibirité ocupem vagas de emprego;

– Garantir às famílias mais vulneráveis o acesso a direitos básicos como Hospital, Unidades Básicas de Saúde, Escolas e até pela busca por recolocação no mercado de trabalho;

– Permitir àqueles que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade que exercessem o seu direito básico de acesso à cidade, ao lazer, à cultura e etc;

– Investimento indireto para aquecer a economia local, uma vez que a população passa a ter condições de rodar dentro cidade;

– Atrair novas empresas e comércios, gerando mais empregos, devido ao custo zero com transporte para os funcionários residentes em Ibirité;

– Melhorar o trânsito da cidade, uma vez que desestimula o uso de veículo privado e, consequentemente, reduz as emissões de poluentes no ar.

Com informações do O Tempo, Prefeitura de Ibirité e Rádio Super