
Manaus: Justiça proíbe substituição do sistema de bilhetagem
22 de junho de 2022MANAUS – A crise no transporte municipal de Manaus segue com problemas no novo sistema de bilhetagem eletrônica que vem recebendo muitas reclamações dos passageiros. Nesta terça-feira (21), uma decisão da Justiça, negou um recurso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro do Amazonas – Sinetram, proibindo a substituição do sistema de bilhetagem dos ônibus.




A desembargadora Joana dos Santos Meirelles, enfatizou na segunda que o sindicato substituiu a empresa que fazia o gerenciamento da bilhetagem eletrônica, em atividade na capital desde 2003, antes do término do contrato.
Na semana passada, a juíza Maria Eunice Torres do Nascimento já havia proibido, em caráter liminar, a troca do sistema e fixado multa R$ 1 milhão por dia em caso de descumprimento.




Falhas no sistema
Os passageiros do transporte municipal seguem reclamando do novo sistema de bilhetagem eletrônica desde o último dia 10 de junho. Na última sexta-feira (17), houve uma parada programada para a realização de uma atualização no sistema Passa Fácil do Sinetram, quando muitos passageiros relataram problemas ao embarcar nos ônibus.
Ainda na sexta-feira (17), muitas filas foram registradas no diversos terminais de ônibus, após as falhas no sistema. A cena ainda se repetiu em frente à sede do Sinetram, no Centro, Zona Sul da capital.
O problemas relatados pelos passageiros foram:
- Integração temporal não funciona;
- Crédito é debitado, mas a catraca não é liberada;
- Impossibilidade de conferir saldo da carteirinha;
- Mensagens nos validadores que indicam que a carteirinha está vencida ou bloqueada;




Ressarcimento
A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) orienta que o usuário que está sendo prejudicado faça Boletim de Ocorrência (BO) e ingresse na Justiça para ter seus prejuízos ressarcidos.
Outros órgãos também podem agir como é o caso do Ministério Público Estadual, por meio de ações coletivas.




IMMU orienta usuário a não pagar duas passagens
A Prefeitura de Manaus informou através do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU se manifestou informando que há um acordo com as empresas de ônibus para que a população não seja penalizada.
O diretor-presidente do instituto, Paulo Henrique Martins, afirmou que, caso o problema seja a catraca ou o validador, a população não será obrigada a pagar duas passagens.
Com informações da Prefeitura de Manaus, IMMU, Rede Amazônica

