
SC: Aresc segue com a fiscalização nos serviços de transporte Intermunicipal
21 de junho de 2022FLORIANÓPOLIS – A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc informou que vem intensificando o trabalho de fiscalização do transporte intermunicipal, com o monitoramento nos terminais rodoviários e inspeções derivadas de denúncias por meio da Ouvidoria.




Ainda segundo a entidade, o cronograma de trabalho da diretoria de transporte está dando uma intensificada nas operações fiscalizatórias nos serviços fretados, seja ônibus, mico-ônibus ou vans.
O Gerente de Fiscalização de Transporte da Aresc, Nilton de Sá, cita que as diligências nos fretamentos são respaldadas pelo Decreto Estadual 1.342/2021, resultado de tratativas entre a Agência Reguladora e a Secretaria de Estado de Infraestrutura – SIE, o qual disciplina os serviços de fretamentos. “O objetivo é combater o transporte irregular de passageiros, principalmente nessa época do ano que em que há diversas festas sazonais e típicas pelas regiões catarinenses, onde o fluxo de viagens aumenta por meio dessa atividade econômica”, afirma.




Reforço na frota de fiscalização
E para reforçar as ações de fiscalização em rodovias e terminais de ônibus, a Aresc adquiriu três novas viaturas equipadas com giroflex para compor a frota. Os novos veículos permitem o transporte de equipamentos de pista, como cones e cavaletes e placas de sinalização, conferindo maior segurança em momentos de blitz fiscais.
Os novos carros irão permitir maior abrangência nas operações em todas as regiões de Santa Catarina e mais celeridade no atendimento das reclamações e denúncias. Inclusive, de acordo com informações da gerência, a projeção para o próximo semestre é a realização de 3.000 abordagens fiscais entre ações em campo e atividades de verificação de auditagem.




Com informações da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc

