PE: Fim da meia tarifa na linha Juazeiro x Petrolina é alvo de reclamação de estudantes

PE: Fim da meia tarifa na linha Juazeiro x Petrolina é alvo de reclamação de estudantes

1 de junho de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

JUAZEIRO E PETROLINA – A empresa Joafra que opera o trecho Juazeiro x Petrolina informou nesta última segunda-feira (30), que a partir desta quarta-feira (1º), os estudantes que utilizam a linha de ônibus interestadual irão pagar o valor total da passagem de R$ 3, suspendendo o benefício da meia passagem.

PE: Fim da meia tarifa na linha Juazeiro x Petrolina é alvo de reclamação de estudantes  - revistadoonibus

A ligação entre o município do norte da Bahia e do Sertão de Pernambuco deixa de atender a meia passagem. A empresa de ônibus informou através das redes sociais que o fim da meia passagem é “em função da alta dos custos do serviço, em especial do combustível, e a longa defasagem tarifária”, já que o valor da passagem segue desde 2015. A Joafra diz que entrou com ação judicial para conseguir o reajuste e que a meia passagem será retomada assim que a empresa conseguir o aumento da tarifa.

Os estudantes segue insatisfeitos com a decisão uma vez que o custo para o deslocamento para os estudantes mais caro, deixando muitos comentando a decisão nas redes sociais.



PE: Fim da meia tarifa na linha Juazeiro x Petrolina é alvo de reclamação de estudantes - revistadoonibus

ANTT se manifesta

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT informa “que não há previsão legal para a concessão de gratuidade ou desconto para estudantes na prestação regular de serviços de transporte terrestre coletivo interestadual semiurbano de passageiros”.

Ainda de acordo com a ANTT, “a concessão de benefício tarifário para estudantes na linha entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), considerada semiurbana, não encontra respaldo na legislação vigente, sendo efetuada por decisão da empresa que atua na região”.

A nota segue afirmando que “a interrupção do auxílio a estudantes concedido pela empresa, inclusive, encontra respaldo legal no §1º, do art. 28, do Decreto nº 2.521/1998, que veda o estabelecimento de privilégios tarifários que beneficiem segmentos específicos de usuários, exceto no cumprimento de lei”.

PE: Fim da meia tarifa na linha Juazeiro x Petrolina é alvo de reclamação de estudantes - revistadoonibus

Com informações da ANTT e Joafra Transportes