Prefeitura de Curitiba promove workshop para implantação de ônibus elétricos

Prefeitura de Curitiba promove workshop para implantação de ônibus elétricos

25 de maio de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – A Prefeitura de Curitiba informou que como parte da estratégia de adoção da eletromobilidade em larga escala na Rede Integrada de Transporte – RIT, Curitiba promove, nesta quarta (25) e quinta-feiras (26), o Workshop de Implementação de Ônibus Elétricos.

Prefeitura de Curitiba promove workshop para implantação de ônibus elétricos - revistadoonibus
Foto: Divulgação da Prefeitura de Curitiba

A administração municipal informou que o Workshop é destinado a convidados dos setores público, privado e do Terceiro Setor, especialistas da área do transporte, o evento será realizado no Complexo Imap no Parque Barigui, a partir das 9h. Clique aqui e confira a programação.

A oficina faz parte da Tumi (Transformative Urban Mobility Iniciative) E-Bus Mission, iniciativa financiada pelo governo alemão e entidades parcerias de apoio a 20 cidades do mundo, entre elas a capital paranaense, na transição da matriz energética do diesel para a eletricidade.



Prefeitura de Curitiba promove workshop para implantação de ônibus elétricos - revistadoonibus
Foto: Divulgação da Prefeitura de Curitiba

“Buscamos um modelo que atenda às necessidades de Curitiba e demandas dos usuários do transporte, com segurança, conforto e qualidade. Nossa estimativa é poder contar, até 2024, com a entrada em operação de 150 ônibus elétricos na cidade”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa e Ippuc.

O workshop reunirá no Barigui representantes de instituições públicas e privadas, entre fabricantes, montadoras e operadoras do transporte público, que terão oportunidade de conhecer tecnologias disponíveis, mecanismos de financiamento e modelos de negócio vigentes para a introdução de ônibus zero emissões por parte de instituições financeiras e investidores.

PlanClima

A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

A inserção da eletromobilidade na RIT integra as iniciativas de Curitiba de zerar as emissões de CO2 até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

TUMI E-bus Mission

Com a meta de acelerar a transição para ônibus elétricos globalmente a TUMI (Transformative Urban Mobility Iniciative) E-Bus Mission é financiada pelo Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) com o suporte do grupo de organizações constituído por: C40 Cities, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), The International Council on Clean Transportation (ICCT), The Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ICLEI – Local Governments for Sustainability, The International Association of Public Transport (UITP) and World Resource Institute (WRI). A proposta foi apresentada no painel Climate-friendly Transport (ACT)-Initiative, na Conferência de Ação Climática das Nações Unidas, em setembro de 2019.

Neste princípio de projeto, a iniciativa apoia a 20 cidades no processo de transição para a inserção de ônibus elétricos. Até o fim deste ano, os financiadores e parceiros do projeto pretendem expandir a 100 cidades aprendizes. A meta é chegar a 2025 com 500 cidades envolvidas no processo de mudança da matriz energética do transporte, resultando numa aquisição de mais de 100 mil ônibus elétricos e numa redução de mais de 15 megatoneladas de emissões de CO2.

Com informações da Prefeitura de Curitiba