
Sidnei Piva é afastado do Grupo Itapemirim e Eduardo Abrahão da Transconsult assume
18 de maio de 2022SÃO PAULO – A assembleia de credores do Grupo Itapemirim decidiu por afastar a atual diretoria, inclusive o presidente Sidnei Piva de Jesus. Em seu lugar, foi nomeado Eduardo Abrahão, da Consultoria Transconsult como novo gestor judicial da empresa. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (18).




De acordo com fontes que acompanharam a audiência, a votação terminou com 99,6% dos credores decidindo pelo afastamento do empresário Sidnei Piva de Jesus e toda a atual diretoria. Em sua defesa, o empresário já afastado tentou justificar um aditivo em que ofereceu um terreno que estaria avaliado em R$ 90 milhões aos credores e assim se manter no controle do Grupo Itapemirim, porém, tal aditivo acabou sendo recusado por ampla maioria.




O engenheiro Eduardo Abrahão, de 58 anos, já trabalhou em diversas empresas de ônibus como a Viação Cometa e até mesmo a Viação Itapemirim entre 1992 e 1994, quando era diretor de operações, antes de atuar na consultoria em que está atualmente.
Abrahão segue com um desafio enorme que é fazer o negócio voltar a funcionar. Em março, quando a Viação Itapemirim operava 95 linhas interestaduais, a empresa teve todas as suas linhas de ônibus suspensas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, através de uma decisão do órgão federal.




O antigo plano de recuperação judicial da Viação Itapemirim previa que 80% dos recursos que forem provenientes da venda de terrenos, seriam repassados ao credores. Ao longo do tempo, os mesmos credores apontaram descumprimento dos pagamentos e informaram que houve transferência pelo Grupo Itapemirim para manter a cia aérea Itapemirim Transportes Aéreos – ITA
A administradora da recuperação judicial, EXM Partners, informa que cerca de 35 milhões foram transferidos da recuperando para a ITA.




Acredita-se que em breve, possa ocorrer a homologação da deliberação proveniente da assembléia dos credores desta quarta-feira (18).
Em nota, o empresário Sidnei Piva de Jesus, informa que irá recorrer da decisão do afastamento do Grupo Itapemirim, como informou o Jornal Valor.

Com informações do Valor

