
RJ: PF tenta retirar índios do Parque Estadual Cunhambebe em Mangaratiba
12 de maio de 2022MANGARATIBA – Um grupo com cerca de 400 índios entraram no Parque Estadual Cunhambebe, no município de Mangaratiba, na região da Costa Verde, no Sul do estado do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira (12) a bordo de dez ônibus rodoviários alugados.




De acordo com a Band News FM Rio, agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar Ambiental seguem negociando a retirada dos índios do local. Os ônibus fretados chegaram ao parque Cunhabebe por volta das 3h da madrugada, momento em que o Grupamento de Proteção Ambiental chegou ao local para verificar a situação.
A união das Nações Indígenas, informou que reconhece Cunhambebe, nome do local, como chefe Tupinambá. O grupo de índios segue reivindicando a posse do local.




Não há informações ao menos, por enquanto, de quem financiou o aluguel dos ônibus para fazer o transporte dos índios para Mangaratiba.
O grupo viajou da Bahia e do Espírito Santo para se juntar à Aldeia Pataxó, em Paraty, também na Costa Verde do Estado, como informou a Band News Fm Rio.


De acordo com uma faixa colocada no local, o grupo pede também autonomia dos povos nos territórios.
Com informações da Band News Fm Rio e Polícia Federal
