ônibus

Goiânia: Metrobus adia o edital para contratação de serviço de locação de 114 ônibus elétricos

GOIÂNIA – A Metrobus, empresa que administra o transporte de ônibus articulados na cidade de Goiânia e em municípios da Região Metropolitana, anunciou o adiamento do edital para a contratação de aluguel de 114 ônibus articulados elétricos, após recomendação do Ministério Público de Goiás – MP-GO.

O MPGO recomendou a imediata suspensão do Pregão Eletrônico que estava previsto para acontecer no dia 4 de maio, em que vista o aluguel de 114 ônibus elétricos que irá substituir a frota do Eixo Anhanguera. Agora a nova data para a realização do pregão eletrônico é o dia 6 de junho.

A promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira quer ainda que sejam verificados vários aspectos da questão, como a vantajosidade para a empresa em locar os veículos e instalar estrutura transitória alugada, ao invés de adquirir a própria frota, e ter a possibilidade de vendê-la no futuro.



Ao expedir a recomendação, a promotora de Justiça observou que o valor global do contrato é de R$ 1.460.726.096,76 e que não há estudo técnico ou planilha de custos comparativos entre a viabilidade de comprar ou locar os ônibus elétricos, o que impossibilita verificar a vantajosidade e a economicidade da adoção de uma ou de outra medida.

Além disso, afirmou que o contrato celebrado entre a Metrobus e a Companhia Municipal de Transporte Coletivo – CMTC será encerrado em 19 de abril de 2031, daqui a 9 anos, enquanto o edital prevê a locação por 16 anos.

Também foi considerado que a locação dos ônibus elétricos deverá levar à mudança no cálculo do reajuste anual da tarifa básica, já que não será utilizado óleo diesel, mas deverá ser observado o custo da energia elétrica, locação de equipamentos e material de transporte, bem como da estrutura para manutenção e funcionamento dos veículos.

Foram solicitadas informações sobre os fundamentos que embasaram a escolha do modelo específico de ônibus elétrico, sobre o estudo da viabilidade econômico-financeira realizado para fundamentar a locação dos 114 ônibus e qual é a facilidade de serem encontradas peças de reposição, material e mão de obra qualificada para executar a manutenção, bem como o quanto isso pode impactar nos cofres e nas despesas.

Foi dado prazo de 20 dias para o envio da documentação relativa aos questionamentos feitos pelo MPGO.

Com informações do Ministério Público de Goiás



This post was last modified on 29 de abril de 2022 14:03

Recent Posts

Acidente com ônibus chamou a atenção em Fortaleza

. FORTALEZA - Um grave acidente envolvendo um ônibus na manhã desta terça-feira (14), chamou a atenção de passageiros e…

4 dias ago

PR: Passageira é presa com entorpecentes em Rolândia

. ROLÂNDIA - Agentes da Polícia Militar Rodoviária do Paraná apreenderam na madrugada desta terça-feira (14), uma passageira, de 30…

4 dias ago

BA: Avanço Transportes suspende operação nesta terça-feira

. CANDEIAS, CAMAÇARI E LAURO DE FREITAS - Os passageiros das linhas intermunicipais da empresa Avanço Transportes que opera em…

4 dias ago

Belo Horizonte: Acidente com ônibus deixa 15 feridos

. BELO HORIZONTE - Um grave acidente envolvendo um ônibus fretado da empresa Contagem Turismo e uma carreta, deixou ao…

4 dias ago

Rodoviários de Teresina suspendem paralisação após acordo

. TERESINA - A paralisação dos rodoviários agendada para ocorrer na próxima segunda-feira (13), está suspensa, após o Sindicato dos…

7 dias ago

Dourados: Expo Agro terá ônibus gratuito neste sábado

. DOURADOS - A Prefeitura de Dourados informa que estará disponibilizando neste sábado (11), ônibus gratuitamente para a 58ª Expo…

7 dias ago