Rio: Após fracasso, prefeitura abre nova licitação para a compra de articulados

Rio: Após fracasso, prefeitura abre nova licitação para a compra de articulados

13 de abril de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – Depois de fracassar com o primeiro pregão eletrônico para a compra de novos ônibus articulados para o sistema BRT RIO, a Prefeitura do Rio realiza nesta quarta-feira (13), duas licitações para adquirir novos ônibus.

Rio: Após fracasso, prefeitura abre nova licitação para compra de articulados - revistadoonibus

Neste primeiro momento, o governo municipal prevê a compra de 391 ônibus articulados para a substituição gradativa da frota que está bastante degradada pela falta de manutenção adequada nos últimos anos, deixando os coletivos sem circular e até mesmo se incendiando, como já foi informado neste portal de notícias. A troca dos ônibus está prevista para ocorrer até o final do ano de 2023.

A Prefeitura do Rio está dividindo a licitação em três lotes, sendo que nesta quarta-feira (13), ocorre a licitação de dois lotes, para a compra de 320 ônibus articulados, que variam de tamanhos com 18, 21 e até 23 metros com prazo para entrega de até o mês de março de 2023.



Rio: Após fracasso, prefeitura abre nova licitação para compra de articulados - revistadoonibus

A segundo etapa do processo licitatório, prevê ainda a compra de mais 71 ônibus convencionais, movidos a diesel, que estarão sendo disponibilizados no corredor da Avenida Cesário de Melo, na zona oeste do Rio de Janeiro, com o prazo para entrega até o final deste ano.

Acredita-se que os fabricantes Caio e Marcopolo, os dois maiores fabricantes de ônibus articulados, possam entrar na licitação para o fornecimento dos novos coletivos.

Rio: Após fracasso, prefeitura abre nova licitação para compra de articulados - revistadoonibus

De acordo com a prefeitura, as licitações foram fracionadas em lotes para aumentar a competitividade e a possibilidade de participação de mais fornecedores. A terceira etapa vai ser realizada no segundo semestre deste ano e  prevê a aquisição de outros 181 veículos articulados de 21 metros. Já a entrega está prevista para o segundo semestre de 2023.

O pagamento dos veículos aos fornecedores será feito no ato da entrega. A expectativa é que dessa maneira o vencedor da disputa possa antecipar o prazo estipulado inicialmente. 

STF valida obrigatoriedade de espaço para mulheres e crianças no BRT Rio - revistadoonibus

Licitação fracassou na primeira tentativa

Na tentativa de renovar parte da frota dos ônibus articulados do BRT Rio, a Prefeitura do Rio fracassou quando em 16 de março último, o processo foi cancelado por falta de interesse, frustrando o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Com informações da Prefeitura do Rio