SP: Jundiaí testa ônibus elétrico a partir desta quarta-feira

SP: Jundiaí testa ônibus elétrico a partir desta quarta-feira

6 de abril de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

JUNDIAÍ – A cidade de Jundiaí, inicia nesta quarta-feira (6), o teste de um ônibus urbano equipado com chassi elétrico. O coletivo ficará na região durante um período de teste por 30 dias. A Prefeitura informou que o objetivo é compreender os benefícios da eletrotecnologia no transporte de passageiros e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

SP: Jundiaí testa ônibus elétrico a partir desta quarta-feira - revistadoonibus
Foto: Prefeitura de Jundiaí – Divulgação

A administração municipal, afirmou que o coletivo tem autonomia para 250 quilômetros. Não emite nenhum tipo de poluente no ar e não causa ruídos. E é servido por sistema de ar condicionado. O veículo foi cedido pela empresa BYD Brasil, sem custo para o município.

O motorista de Jundiaí treinado para guiá-lo, Eduardo Chrispim, confirma os benefícios. “É diferente, não tem mudança da marcha nem qualquer som de rotação, é mais leve e silencioso”, explica. “E também responde com potência.”



O ônibus possui baterias de ferro fosfato de lítio, que são carregadas através de um carregador ligado à rede de elétrica de tensão entre 220 a 380V, na garagem da empresa. Acomoda 36 pessoas sentadas, com espaço para cadeira de rodas e 34 passageiros em pé.

Com informações da Prefeitura de Jundiaí