Belo Horizonte: UFMG retoma operação com ônibus internos do campus Pampulha

Belo Horizonte: UFMG retoma operação com ônibus internos do campus Pampulha

3 de abril de 2022 Off Por Redação Revista do Ônibus

BELO HORIZONTE – Com o retorno integral da UFMG às atividades presenciais neste semestre letivo, os ônibus internos do campus Pampulha voltam a circular desde o último dia 28 de março, com a mesma quantidade de linhas do período pré-pandêmico. Ao todo, são quatro linhas, que podem ser usadas gratuitamente pela comunidade acadêmica para se locomover pelo campus. É obrigatório o uso de máscara dentro dos coletivos.

Belo Horizonte: UFMG retoma operação com ônibus internos do campus Pampulha - revistadoonibus
Foto: Raíssa César | UFMG – Divulgação

O primeiro ônibus circula a partir das 5h40, e o último, às 22h50. As quatro linhas percorrem praticamente todo o campus, mas com horários específicos e pequenas distinções, para melhor atender às variações de fluxo em cada localidade no decorrer do dia. Há linhas e horários que chegam, inclusive, a pontos estratégicos no entorno do campus, como o Mineirão, o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

A linha 3, por exemplo, atende duas vezes por dia o BH-TEC, que fica no bairro Engenho Nogueira, em frente à entrada da UFMG na Avenida Presidente Carlos Luz: uma às 7h40 e outra às 17h20. Já a linha 4 passa algumas vezes por dia no ponto da loja McDonald’s, situada na esquina da Rua Conceição do Mato Dentro com a Avenida Carlos Luz: de manhã, na hora do almoço e no fim da tarde. Os horários e as rotas percorridas pelas linhas podem ser consultados no campo Serviços do Portal UFMG.



Os ônibus das moradias e as linhas 5102 e S50

Segundo a pró-reitora adjunta de Administração, Eliane Aparecida Ferreira, a UFMG também já entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e com a BHTrans, empresa responsável por transportes e trânsito em Belo Horizonte, solicitando o retorno das linhas 5102 – UFMG x Santo Antônio e S50 – Nova Vista x Shopping Del Rey, via UFMG, que circulavam no campus Pampulha antes da pandemia.

“Encaminhamos ofícios para a BHTrans pedindo a retomada dos itinerários do 5102 e do S50 dentro do campus Pampulha neste semestre, em razão da volta às aulas”, conta Eliane Ferreira. Nos ofícios, a Universidade lembra que o campus recebe diariamente um público de 50 mil pessoas, razão pela qual as duas linhas são essenciais.

A UFMG tem três moradias universitárias em Belo Horizonte, todas na Avenida Fleming, no bairro Ouro Preto. Geridas pela Fundação Universitária Mendes Pimentel – Fump, elas disponibilizam, para seus estudantes moradores, uma linha exclusiva de ônibus até o campus Pampulha.

Com informações da Universidade Federal de Minas Gerais